5 bancos de imagens grátis

Precisa baixar fotos para seu projeto e está sem verba para comprá-las? Confira essas 5 opções de bancos de imagens grátis!

Procurando por fotos? Então você chegou no lugar certo! Mas antes de buscar por imagens gratuitas na internet, seja em bancos de imagens ou até no Google Imagens, você precisa ter duas coisas em mente: A primeira é onde você utilizará essa imagem (na internet ou em material impresso – ou seja, em baixa ou em alta resolução), e a segunda é que você deve pesquisar por imagens que você possa utilizar.

» Siga-me no twitter e assine a newsletter para ler mais novidades!

Imagens grátis: informe-se!

Hoje em dia é fácil encontrar uma foto grátis na internet, mas você pode estar prejudicando o trabalho de algum fotógrafo ao utilizá-la indevidamente, visto que algumas fotos gratuitas são disponibilizadas para fins específicos (uso não comercial, por exemplo, ou até mesmo uso irrestrito desde que sejam dados créditos ao fotógrafo) e várias outra fotos nem são gratuitas, na verdade – alguém as comprou, compartilhou com alguém, que compartilhou com mais alguém até que todo mundo tem acesso a essa imagem.

Para saber se você pode usar uma imagem e para qual fim, leia a página na qual você irá baixar essa imagem grátis – normalmente há um texto explicando suas permissões. Tendo isso em mente, vamos aos bancos de dados!

5 bancos de imagens grátis

bancos de imagens

Fiquei sem inspiração para ilustrar esse post sobre bancos de imagens… então coloquei uma das fotos mais conhecidas do mundo!

Flickr

O Flickr é, sem dúvida, o site com fotos mais criativas para você pesquisar. Nem todas as imagens estão disponíveis para download, e o fotógrafo sempre deixa informações de utilização das fotos.

freeimages (antigo sxc.hu)

O sxc.hu foi o primeiro banco de imagens grátis que conheci. Não é muito completo, mas tem imagens com boa resolução.

Corbis Images

O Corbis é um banco de imagens pago, mas para quem tem cadastro (o que não custa nada) ele disponibiliza “imagens para layout” das fotos, que são versões em baixa resolução para você utilizar em seu trabalho para o cliente aprovar, por exemplo.

Pinterest

O Pinterest traz imagens próprias e de terceiros, então fique atento sobre a utilização de cada imagem (porque muitas nem deviam estar ali!). Ainda assim é uma boa escolha para baixar imagens para inspiração, por exemplo.

Freepik

A vantagem do Freepik é que ele disponibiliza não só fotos para download, mas vetores, PSDs, ícones… ou seja, é um site bem completo por não focar apenas em fotografias.

Mais bancos de imagens grátis?

Eu poderia fazer uma lista com, sei lá, 50 bancos de imagens gratuitos, mas prefiro indicar só os que utilizo com frequência e confio.

De qualquer forma, sinta-se à vontade para recomendar os seus favoritos nos comentários! :D

OBS: Se você não reconheceu a foto do post, é o papel de parede do Windows XP. Quantos anos cê tem, hein?