5 dicas pra melhorar o design do seu blog

Design é coisa séria: Entenda os benefícios que um bom web design pode trazer ao seu blog. Saiba mais sobre identidade visual e usabilidade.

design

Recentemente foi lançado o blog Observatório da Blogosfera, ou OBLOGO, que é um prato cheio pra quem leva blogs a sério: imagine uma reunião de profissionais da área dizendo algumas verdades sobre tudo que envolve a blogosfera, o que vai desde o foco de um blogueiro até as agências que querem anunciar em seu blog. É essa a ideia.

É claro que eu me empolguei com o blog, recordei meus tempos de blogueiro e decidi enviar um post pra lá: 5 dicas pra melhorar o design do seu blog.

Muito blogueiro não tem noção alguma de design – aliás, isso acontece com o mundo inteiro. O grande esteriótipo do design é ser comparado a “algo bonito”, o que é completamente sem sentido. Por isso, no texto eu defendo alguns princípios básicos (ou nem tão básicos assim) do design, como identidade visual, usabilidade e, principalmente, que um design não tem que ser bonito.

E não tem que ser bonito mesmo, pois o que é bonito é extremamente relativo: trata-se de um gosto pessoal, não de uma, sei lá, medida. Se você fizer uma pesquisa com seu público, vai ser impossível encontrar algum tipo de gosto que seja unânime – mesmo quando você só fala de um assunto, afinal, todo blog tem um grupo de haters que só aparecem por lá pra reclamar dos seus posts. Não é mesmo?

Design é algo que funciona. E é isso que você vai ler lá no OBLOGO, junto com outros pitacos que poderão melhorar seu blog como um todo, e não só o design. Essas dicas você encontra no meu post e em outros posts da galera que posta por lá!

Leia: 5 dicas pra melhorar o design do seu blog

ATUALIZAÇÃO: O OBLOGO foi desativado, então conversei com o editor do blog e fui autorizado a reproduzir o post na íntegra em meu blog, conforme links acima.