5 logos simples e criativos

A criação de um logo simples não é fácil. Conheça alguns logos simples e muito criativos e veja que não basta apenas um design bonito.

Todo designer tem uma biblioteca de referências. Apesar de eu não botar a mão na massa como designer há um tempinho, eu sempre mantive a minha atualizada e estou sempre dando uma olhada em busca de inspiração para o dia-a-dia.

Simplicidade é algo que eu gosto bastante em todos os aspectos, principalmente em logos – não é por acaso que minha criação de logos é quase que uma homenagem à simplicidade, inclusive meu próprio logo. Então, após um post sobre tipografia em meu tumblr, decidi fazer este post.

» Siga-me no twitter, assine o feed ou a newsletter para ler mais novidades!

Logos simples e criativos

Separei 5 logos pelos quais tenho um carinho especial, sendo 2 logos que todo mundo conhece e 3 nem tão conhecidos assim. Minha intenção é apenas fazer uma breve análise sobre o quão sensacionais são os mesmos.

Eu já comentei no post como fazer um logo e comentarei de novo: Um logo não é apenas algo bonitinho, com cores combinando e que cai bem em qualquer fundo, ele precisa passar uma mensagem, traduzir o que a marca é.

1 – Fedex

logo sutil - fedex

Um clássico do Gestalt. Apenas com a tipologia o logo consegue passar sutilmente um conceito muito forte com essa seta “subliminar” entre o E e o x.

2 – Spartan Golf Club

logo simples e criativo - spartan golf club

Mais uma vez o Gestalt é aplicado. Ao mesmo tempo que é uma pessoa jogando golf, o logo também ilustra um espartano. Alguns detalhes muito simples fizeram toda a diferença, e o resultado final foi um logo muito criativo.

3 – A-Style

logo ousado - a-style

Muita gente já viu esse logo em lista de “fails” em blogs por aí – a primeira vez que eu o vi foi em uma lista dessas, onde o autor do post mostrava vários logos que remetiam um duplo sentido não proposital que poderia transformava o logo numa piada de mau gosto. Porém, no Caso do A-Style, que é uma fabricante de roupas, a mensagem subliminar foi proposital (basicamente uma brincadeira com o termo “doggy-style”, o que foi uma bela sacada, com o perdão do trocadilho). Ou seja, simplesmente ousado, o que é justamente a cara da empresa.

4 – Amazon

logo conceitual - amazon

A primeira impressão é de que há um sorriso no logo, certo? Bom, realmente há, mas o real conceito do logo é: a Amazon vende de tudo, literalmente de “A” a “Z”. A seta liga justamente essas duas letras.

5 – Freedom

logo simples - freedom

Esse logo é tão simples e tão genial que dispensa comentários. É uma das provas de que o conceito vem dos detalhes, não de milhares de efeitos e coisas do tipo. E, por mais simples que o logo seja, não é qualquer um que faz um trabalho desses.

BÔNUS – Goodle

logo criativo - google: tarsila do amaral

A Google, com seus Doodles, consegue transformar um simples site de buscas em uma empresa extremamente ligada a seus usuários. Ao mesmo tempo em que alguns logos são uma homenagem a datas comemorativas, outros também são interativos – quem não perdeu quase o dia inteiro de trabalho jogando Pac Man ou tocando guitarra na home da Google? Além de ser uma das marcas mais valiosas do mundo, a Google também é uma das mais criativas, pois consegue mudar constantemente de logo sem perder a identidade, o conceito, o foco. E a cada mudança, vem uma nova emoção.

Simplicidade é uma tendência?

De certa forma, sim, a simplicidade é uma tendência. Muitos logos evoluíram diversas vezes com o passar do tempo, e a maioria foi ficando cada vez mais simples. Abaixo, um vídeo ilustra isso – tirando a marca Adidas, que nunca mudou, apenas fez variações de seu logo para cada um de seus segmentos.

É claro, não é em todos os casos que a simplicidade fará a diferença. Acima de tudo, o conceito deve ser levado em consideração, não a “maquiagem”. Por exemplo, o logo da FedEx não é lá muito bonito, mas não precisa ser. Dizem que o conteúdo vale mais do que a embalagem, não é mesmo? Isso se aplica aos logos também.

E aí, qual é a sua lista de logos favoritos?