5 motivos para você não copiar um conteúdo na íntegra

Por que copiar algo acessível a todos quando você pode linkar?

Há quase um ano, quando o AOE ainda era ativo, um dos assuntos mais polêmicos da internet – plágio – foi comentado de uma forma ácida e muito completa. O texto 5 motivos para você não copiar um texto na íntegra foge do clichê “copiar é feio – tenha criatividade!” e argumenta não só sobre os problemas que a cópia causa ao verdadeiro autor do conteúdo e como ele pode te punir por isso, mas também os problemas que irão até o copiador só pelo fato de ele estar duplicando indevidamente algo que já está publicado e acessível a todos na internet – ou não, o que seria mais grave já que o copiador estaria divulgando um conteúdo particular ou exclusivo para assinantes, por exemplo – ao invés de apenas linka-lo.

Quando o théo (autor do top 5) ficou sabendo sobre a proposta deste blog, pediu para que eu comentasse sua lista por aqui, divulgando a causa já que o AOE não poderia mais fazê-lo. Bom, o assunto é bastante relevante, é fato que merece ser semeado.

Antes, a pergunta que não quer calar: Por que copiar algo acessível a todos quando você pode linkar?

comida

Quando você gosta de um restaurante, você leva a comida pra casa e chama seus amigos? (crédito)

Esse é o argumento mais forte. Como eu havia dito:

1 – O conteúdo já está online, completamente acessível a todos. Não faz sentido duplicar.
2 – O conteúdo é particular ou é exclusivo para assinantes. Divulgar este conteúdo na íntegra é crime. Bom, plágio é crime, isso também vale para a opção 1 – porém, aqui a coisa é um pouco mais grave.

Além disso, alterar trechos do texto pode piorar ainda mais as coisas. Se o texto está protegido por uma lei que não permite sua reprodução integral e nem modificações, teoricamente você está dobrando os problemas.

Outra coisa, quando você gosta de um restaurante, você leva a comida para a sua casa e convida os seus amigos ou recomenda o estabelecimento convidando-os para um almoço ou jantar qualquer dia desses? Quando você duplica um conteúdo, não é como se você pegasse a receita com o chef e tentasse fazer o prato na sua casa, com as suas mãos, do seu jeito. Você simplesmente pegou a comida, enfiou em uma sacola, levou-a pra casa, colocou-a no prato e chamou seus amigos.

Agora, se isso ainda não te convenceu, talvez um dos itens do top 5 – quem sabe todos – te ajude.

5 – Buscadores, como o Google, evitam conteúdo duplicado e dão preferência para quem foi o primeiro a publicar. Ou seja, você será penalizado.

Alguns blogueiros copiam conteúdo inocentemente porque gostaram do mesmo. Já outros copiam para “gerarem conteúdo” e conseguirem mais acessos por conta disso, já que se o conteúdo for bom mesmo ele será linkado em vários outros blogs. Mas e o Google, o parceiro mais poderoso que um blog pode ter, onde fica nessa história?

Se você duplica um conteúdo na internet, não espere ter um posicionamento bom em buscadores. É fato que muitos blogueiros nem sabem disso, e é algo importante de se ter em mente.

Confira também:

4 – É duplamente desvantajoso para o autor original

Em primeiro lugar, vejamos o lado financeiro. Se o conteúdo é exclusivo para assinantes, acredito que eu nem preciso falar que você estará atrapalhando o trabalho de alguém. Se o conteúdo não é exclusivo para assinantes mas o autor conta com anunciantes na página, você também estará atrapalhando o trabalho de alguém, principalmente se você veicular anúncios na sua página – você estará lucrando o que o autor original não lucrou. Por fim, se o conteúdo não é exclusivo para assinantes e não conta com anunciantes, você estará sendo extremamente injusto ao divulgar esse conteúdo em uma página com anunciantes seus, não acha?! Ele teve um trabalho danado, exercitou a própria criatividade pra produzir algo bom e é você quem ganha? Não parece ser justo.

doce crianca

É quase como roubar doce de uma criança. (crédito)

Em segundo lugar, a divulgação. Quando você copia um conteúdo na íntegra você não está divulgando-o, você está reproduzindo-o em sua página. Mesmo que você cite o autor do texto, muita gente vai ignorar isso, é fato. Na cabeça da maioria dos visitantes, se você reproduziu algo bom do autor no seu blog, teoricamente você reproduz conteúdo bom de outros autores sempre que pode, então aquele link acaba passando batido. O conteúdo bom já está ali, pra que acessar o mesmo texto de novo? Agora, se você pega o trecho inicial do texto, por exemplo, e logo após coloca um link com o texto “Clique aqui para continuar lendo”, por exemplo, a situação muda. Você está divulgando algo que você recomenda, e se o visitante confia no seu gosto e se o conteúdo é relevante pra ele, obviamente ele vai conferir o conteúdo que você divulgou e terá a chance de ver outros textos do autor. Além disso, ele não vai deixar de acessar o seu blog porque você linkou outro blog, muito pelo contrário – se você sempre está divulgando algo bacana, esse visitante vai voltar sempre pra conferir as suas recomendações e postagens.

Confira também:

3 – Você receberá méritos por um trabalho que não é seu

Como eu havia dito, na maioria das vezes o link citando o autor do texto que você copiou passa batido. Às vezes passa tão batido que o visitante acha que o texto é seu. Juntando isso ao fato de que você veicula publicidade no seu blog e teve esse texto divulgado em outros blogs, além de receber elogios por um trabalho que não é seu, você gera lucros e conquista novos visitantes com o trabalho alheio.

Quando o link passa tão batido assim só pode significar uma coisa: Ele está escondido. De que adianta citar o endereço original do texto em uma fonte minúscula no rodapé? Isso seria “linkar por educação”?

Muita gente cita o link como “fonte”, o que é extremamente errado. Uma fonte é um conteúdo que inspirou o seu texto, com as suas palavras, e não um conteúdo que você copiou.

Confira também:

2 – Além de errado e injusto, não é original/criativo

lapis apontado

Não deixa de ser clichê, mas pensar e produzir rende muito mais frutos. (crédito)

Posso citar como exemplo esse próprio top 5. O original está aqui, eu estou usando o mesmo formato e os mesmos tópicos no meu artigo – isso é plágio. Porém, o théo encerrou as atividades do AOE recentemente e não vê mais como divulgar esses argumentos já que o blog está fechado, então sugeriu que eu escrevesse a lista com as minhas palavras já que esse material seria bastante relevante neste blog. Ou seja, o que eu estou fazendo é uma espécie de “remake” com a autorização do autor. As acusações de plágio podem ser retiradas, mas ainda assim é fato que eu não estou sendo original.

Quando você faz seu próprio conteúdo, você forma um público fiel. Quando você publica conteúdo que pode ser encontrado em outros lugares, você “pesca” visitantes.

Confira também:

1 – Onde é que você quer chegar com isso? Você não vai a lugar algum!

Duplicar conteúdo não faz o menor sentido, pode te rebaixar em mecanismos de busca, é injusto para os autores, você recebe méritos, conquista visitantes e gera lucro através de um trabalho que não é seu e não é original, é só mais do mesmo. Literalmente.

Ou seja, a primeira posição do top 5 é um mix das 4 opções anteriores. É uma pergunta relevante: Vale a pena passar por tudo isso só pra republicar algo que poderia ser divulgado?

Confira também:

Ei! E eu? Como evitar que copiem o meu conteúdo?

Comece incluindo uma nota de rodapé nos seus textos, algo discreto. Um exemplo usado no Ferramentas Blog:

Os artigos desse blog são de direito reservado.
Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.

Outro exemplo, usado no CyberVida, dessa vez na sidebar – a desvantagem é que os copiadores normalmente ignoram qualquer coisa em volta do texto:

Todos os textos autorais e/ou traduzidos publicados neste blog, salvo exceções: ©2007 – 2011 CyberVida conforme Lei 9610/98.

É permitida a reprodução PARCIAL destes textos, na forma de citação e com autoria explicitada.

Caso queira replicar o nosso conteúdo, por gentileza, use o formulário de contato no topo do site para solicitar cotação.

É uma medida antipática, mas infelizmente necessária, uma vez que a reprodução integral de nossos textos prejudica a indexação do site junto às ferramentas de busca.

O AOE também usava uma nota na sidebar:

» É permitida a reprodução parcial – mais uma vez, com ênfase: PARCIAL – de todos os textos publicados neste site, como citação. Saiba mais sobre direitos autorais clicando aqui.

» Tenha bom senso, não copie textos na íntegra. Saiba como a cópia integral de textos pode ser ruim para você clicando aqui.

» Se você gostou dos nossos textos, cite-os à vontade, mas não os copie na íntegra.

Você não precisa ser criativo para criar uma nota de copyright, não há muito o que ser dito. Apenas cite que a reprodução do texto não é permitida e linke a lei 9610/98. O exemplo do AOE, na minha opinião, é o melhor, já que ele também incentiva uma leitura sobre duplicagem de conteúdo. Então, à partir desses exemplos, criei uma nota de rodapé que será usada em meus posts:

Não é permitida a reprodução integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é permitida apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime (Lei 9610/98) – Saiba como a cópia integral de textos pode ser ruim para você clicando aqui.

Se você quiser, pode copiar a minha versão e utilizar no seu blog à vontade!

Você também pode desabilitar a marcação de textos e o uso do “copiar e colar” (Ctrl+C e Ctrl+V) no seu blog, mas eu acho isso muito extremo. Há também a opção de receber avisos de cópias no seu e-mail e até mesmo de denunciar copiadores – tudo isso você confere nos links abaixo.

algemas

Ok, só não vamos exagerar. (crédito)

Confira também:

@ 15/02/2010 / web veja mais em: , , , , , , , Não é permitida a reprodução integral do conteúdo deste site. Saiba como a cópia integral de textos pode ser ruim para você.

32 comentários

  • almy

    [responder] # | 22/02/2010, às 9:31

    tenso….mas a maioria so pensa em grana mesmo hehehueue

  • JoaoMls

    [responder] # | 22/02/2010, às 15:54

    Você é tosca. Moralismo na internet é foda! Se tão copiando o que voce posta, é porque é bom! Post fail do caralho… É raro, mas muito raro alguém ser punido por causas de direito na internet, principalmente por posts em blogs (eu nunca vi). Parece um estudante de direito citando metade da constituição pq não quer pagar 10% no boteco.. Abraço

    • Fabio Lobo

      [responder] # | 22/02/2010, às 18:01

      Fala, JoaoMls!

      Em primeiro lugar, Fabio Lobo é um nome masculino, então na verdade eu sou tosco! ;]

      Em segundo lugar, evidentemente você não entendeu a proposta deste post. Não trata-se de moralismo, na verdade é mais uma questão de bom senso, respeito, essas coisas chatas. Se copiam algo que eu posto é porque é bom, certo? Corretíssimo. Mas é bom quando copiam algo que eu faço? É bom quando você leva um trabalhão pra produzir algo e alguém que só teve o trabalho de copiar e colar o conteúdo que você produziu leva os créditos – quiçá lucros – pelo seu trabalho? Pense nisso. Ou não, já que aparentemente você não tem blog ou não produz algum tipo de conteúdo na internet, ou seja, é compreensível que você não tenha entendido o artigo pelo simples fato de ele não ter sido escrito para você, e sim para o público que produz conteúdo e principalmente para quem copia, é claro.

      Sobre punição, sim, é raro, mas esse também não é o caso. Eu falei sobre as desvantagens de se copiar um conteúdo, minha intenção não foi “assustar” os copiadores e nem mesmo incentivar o uso da justiça por conta disso. Muito pelo contrário, minha intenção é que os copiadores conscientizem-se sobre ganhar às custas do trabalho alheio.

      Sobre os 10% no boteco, se eu não me engano há uma lei que impõe que essa porcentagem é opcional, não é mais necessário citar a metade da constituição justificando o não-pagamento da gorjeta. Enfim, se você tiver qualquer outra dúvida sobre o artigo (que não inclua dúvidas sobre direito, por favor!), estarei à disposição para esclarecer. Valeu!

    • Copiador e Plágiador da Silva Junior

      [responder] # | 09/08/2011, às 23:08

      Concordo com você: Postou na net, já era, se não quer que pegue, tire uma foto do conteúdo a ser postado, e coloque seu nome meio transparente por cima, salva como “imagem.gif” e entao poste.

      • Fabio Lobo

        [responder] # | 20/08/2011, às 20:21

        Você sabia que também dá pra copiar as imagens?

        • Rodrigo

          [responder] # | 26/09/2011, às 10:40

          Sem falar que algo escrito e só descreve-lo novamente em qualquer editor de texto.
          Mas essa galera defasada de criação, “analfabetos de propiás opiniões e pensamentos, alienados” e que ficam no CTRL+C CTRL+V, pessoas medíocres. São criticas irrelevantes
          que não merecem atenção Fabio.

          • Fabio Lobo

            # | 29/09/2011, às 0:28

            Hahaha, eu me divirto! ;D

  • Mr. Gates

    [responder] # | 22/02/2010, às 20:59

    Blogueiro é tudo um bando de vagabundo desqualificado que fica “produzindo” material de “qualidade” tentando ganhar dinheiro, ao invés de arrumar um trabalho de verdade, estudar e se dedicar.
    A internet nasceu livre, e será livre. Tá dodóizinho porque não ganha nada com posts de merda, ou que outros imbecis copiam essa merda que vocês fazem? Vá arrumar um emprego de homem de honra, com certeza seus pais não se orgulham de ter um filho(a) que tentam se manter só de net.
    Gente ridícula, idiota, inútil para a sociedade – tem mesmo que morrer de fome.

    • Fabio Lobo

      [responder] # | 23/02/2010, às 13:40

      Fala, Mr. Gates!

      Wow, não entendi o por que da sua revolta, mas tudo bem. Sobre blogueiro ser um bando de vagabundo desqualificado, isso não seria generalizar demais? Tem certeza que você não está citando apenas os blogs amadores de humor que copiam conteúdo de blogs gringos e deixando de lado blogs profissionais como aqueles hospedados em portais como o iG, Uol e cia? O Jovem Nerd, por exemplo, seria um ótimo exemplo. Nem vou citar os blogs gringos – que estão dominando a internet – porque você pode argumentar “estamos no Brasil”, mas por aqui há muitos blogs de sucesso e há muitas agências e portais trabalhando com eles. Blogs de conteúdo.

      E o que seria um trabalho de verdade, afinal? Um que tenha registro na carteira e carga horária? Só isso define um “trabalho de verdade” ou eu deixei passar algo? Atualmente eu sou free lancer, não tenho carteira assinada, carga horária ou chefe, trabalho por conta própria. Não acho que isso não seja um trabalho de verdade, por exemplo. Como eu disse, existem blogs profissionais, e esse é um mercado que cresce cada vez mais – parte do que eu ganho é com layouts pra blogs! Pra você ser bem sucedido, assim como em qualquer outro trabalho, “blogar” requer dedicação e estudo sim. Alguns passam o dia inteiro na frente do computador, isso não quer dizer que sejam vagabundos – pelo contrário, são dedicados. Bom, eu realmente acredito que você generalizou demais e partiu para o lado completamente oposto da história, atacando os blogueiros que se aproveitam do conteúdo dos outros. Não é obrigação nenhuma conhecer tudo sobre blogs, mas quando você quer argumentar sobre o assunto um pingo de entendimento à causa é necessário. ;]

      Não estou defendendo blogueiros, repito: Só acho que você generalizou por não entender muito bem do assunto, além de ter sido completamente preconceituoso e agressivo gratuitamente, até parece que eu te ofendi com o texto. Se você tiver alguma dúvida e estiver disposto a argumentar “feito um homem de honra”, estarei à disposição!

  • Kid Bentinho

    [responder] # | 27/02/2010, às 16:43

    Direitos autorais na internet? Me parece uma utopia.
    Não há assunto que já não tenha sido explorado por alguém. O máximo que se faz é dar alguns retoques pessoais. O próprio artigo acima não é inédito, foi escrito usando-se uma idéia anterior.
    Na internet, infelizmente é assim.

    • Fabio Lobo

      [responder] # | 27/02/2010, às 17:18

      Fala, Kid!

      Só na internet? Em todo lugar é assim. Nada é inédito, é apenas explorado de uma forma diferente. Os mesmos assuntos explorados por diferentes visões que levam à mesma opinião (ou não) nós vemos aos montes por aí, e isso não tem nada ver com esse texto. Aqui estamos falando de cópia integral, você citou algo que é comum no nosso dia-a-dia. Até as criações mais criativas tem um ponto de partida. ;]

  • Aníbal N.

    [responder] # | 27/02/2010, às 21:45

    E você copiando o texto do AOE, rs.

  • Arthur

    [responder] # | 27/02/2010, às 23:01

    Cara,

    Concordo com grande parcela do teu post, mas acredito que vivemos defendendo a “liberdade” na internet mas as vezes nos contrariamos.

    Como sabemos, processar alguém por estar “chupinhando” seu texto não é um processo nada fácil, por isso eu adoto o Creative Commons na maioria dos meus projetos, acho que é a mehor saida.

    Já que não podemos enfrentar este mal, e muito menos evita-lo (as cópias), distribua de uma forma “legal”.

    Agora, não dar créditos, isso sim é muita sacanagem, hehehehe!

    Abraços e sucesso!

  • André

    [responder] # | 01/03/2010, às 7:18

    Fábio, até concordo com muito que colocou aqui. Esta internet politicamente correta, ideal seria uma maravilha. Todos respeitando direitos autorais e a propriedade intelectual.
    Porem como disse, isso é o ideal, só possível de existir na ideia. Ao mesmo tempo em que seu texto é muito bem justificado, precisaria ser mais imparcial e avaliar corretamente as duas faces desta moeda. Este artigo é bastante ingênuo e otimista meu caro.
    E por conta desta falta de imparcialidade vou dar um de “advogado do diabo”. rsss
    Para um autor, site ou qualquer pessoa, seja ela física ou jurídica processar um blog por direitos autorais, ela tem de estar sendo muito lesada (ênfase em muito). Visto que os encargos processuais não são baratos e seus trâmites são demasiadamente lentos.
    Regular a internet e censurá-la é impossível, por mais que vejamos algumas medidas governamentais de alguns países tentarem efetivar leis e regulamentações para isso. Então punir sites e blogs é coisa bem incomum, ainda mais em nosso país que não possui uma legislação própria para isso.

    Sejamos realistas, utilizar notas de rodapé evocando os direitos de copyright não impede cópia alguma. Receber aviso no e-mail de que algo foi copiado também não. Todo conteúdo (seja ele qual for) pode ser copiado para uso pessoal livremente.

    Coloca também o fato de muitos leitores não vêem o autor e ou a fonte. Mas veja bem, isso já não é culpa do Blogueiro. E também não coloca aqui o fato de que tendo este redirecionamento para a página original muitos visitantes ficaram com preguiça de clicar.

    Creio que nem 0.5% de todo material na internet seja 100% original, em graus distintos é verdade, ocorre plágio a reveria. Muitos pegam um determinado texto, mudam alguns sinônimos, acrescentam uma coisa, tiram outra e publicam como sendo dele, sendo “original”. Então esta questão é muito mais complexa do que apresentou aqui. A questão do plágio e dos direitos autorais vão muito além desta esfera aqui esplanada.

    Outro fator, muitos blogueiros que vejo ao copiarem, citando fonte e autor, prestam sim um papel valoroso. Visto que estão agregando em um só lugar informações que antes estavam dispersas sobre um determinado assunto, facilitando a vida do usuário.

    Agora, um ponto crucial em toda esta linha de raciocínio que aqui traçou cairá por terra se você faz ou já fez uso de produto pirata. E como acredito que tenha feito e ainda faz, é incoerente defender os direitos autorias neste ponto sendo que no outro não faz o mesmo. A mesma regra que se aplica aqui deverá também aplicar ali. Todo o politicamente correto dito aqui não valerá de nada se incorrer neste erro.

    Agora, se você não usa quaisquer produtos piratas, sejam eles materiais ou imateriais. Está de parabéns, prima pela coerência e aqui trouxe um pouco de luz sobre esta “malemolência virtual”.

    Abraços e sucesso!

    • Fabio Lobo

      [responder] # | 01/03/2010, às 7:41

      Fala, André!

      Pra não ficar muito repetitivo, confira o que eu escrevi para o JoaoMls, é o terceiro comentário.

      Valeu!

  • ivan junior

    [responder] # | 01/03/2010, às 20:54

    Olá,

    Na verdade, este tipo de discução na internet, é complicada.
    Não só na área de blogs,sites, mas em qualquer lugar ou tipo de “ramo” que você trabalha, na internet, sempre tem quem copie e sempre vai existir.
    Mas eu penso que, a copia, com os creditos devidos, não é uma coisa feia.
    Quando o blog, copia de alguem, alguma materia/post, é porque achou legal e quer divulgar para seus leitores, ou seja, é uma publicidade à mais para o dono do contéudo,não acha.
    Intão que mal à na copia, com creditos e linkagems devidas?
    Bom, na minha parte, eu digo que não à mal nem um, portanto, os blogs, devem respeitar aqueles que são contra, e ir de acordo com oque eles, querem e acham certo.

    Abraços

    (Desculpe os erros gramáticais/digitação) kkkk

  • Sueli

    [responder] # | 05/03/2010, às 17:36

    Ola, achei seu post, justamente porque meus textos estao sendo copiados e divulgados, gerando link e visitas no site de outras pessoas, meu nome aparece, mas pequeno e sem meu email, sem o nome do meu site, alguem leu meu texto e ficou a imagem de que o autor do site que me copiou e que fez a materia… Isso me chateia muito. Acho que ninguem deve nem pode copiar o texto completo de outra pessoa e colocar no site dele. Deve haver uma lei e uma forma de punicao ja!!!

  • Roberto Copetti

    [responder] # | 11/03/2010, às 15:28

    Tá tudo errado.
    Baixar arquivos – qualquer um – é absolutamente LEGAL, pela legislação brasileira.
    Crime – este sim, tipificado pela lei e sujeito inclusive à prisão – é o que está fazendo a APCM (Associação Antipirataria de Cinema e Música).
    Confira aqui no site oficial do Consultor Jurídico a legislação federal e DIVULGE:
    http://www.conjur.com.br/2007-ago-20/download_filmes_livros_uso_privado_nao_crime

    • Fabio Lobo

      [responder] # | 11/03/2010, às 20:01

      Fala, Roberto!

      Você poderia dizer o que está “tudo errado” e o que seu comentário tem a ver com o conteúdo publicado aqui? Confesso estar meio confuso.

  • dani antunes

    [responder] # | 23/03/2010, às 0:23

    Coloquei o link desse post (que aliás está de parabéns) no rodapé do meu blog que ainda não estáno ar. Quando eu por no ar te aviso!! bjooo

  • RodrigoLS

    [responder] # | 02/04/2010, às 0:15

    Este estive pesquisando a respeito e realmente ficou de parabêns nesta!!!
    Recomendo que não se preocupe com os comentários de quem sonha em ser “sobrinho” como diria os webdesigners, pois poucos pesquisam a respeito como eu antes de iniciar um blog.

    Gostei do artigo!!

    obs.: em breve vou citalo e te aviso, abraços.

    • Fabio Lobo

      [responder] # | 02/04/2010, às 8:35

      Fala dani antunes e RodrigoLS!

      Fico feliz que o artigo tenha sido útil para vocês. Obrigado pelo feedback!

  • demoniu

    [responder] # | 10/06/2010, às 22:13

    tipo blogger na minha opniao trabalho alheio pela internet é vagabundisse e perca de tempo na minha opiniao…

    enquanto vcs estao ae q nem nerds tou comendo mulheres ^^

    e outra falar q nunca ngm copiou nada é mentira! fui blogueiro quando éra de menor e éra um sucesso minhas copias ^^

    abrç

  • Amelia

    [responder] # | 19/06/2010, às 17:08

    Olha, não é querendo discordar das opniões alheias mas… quem está desmerecendo o trabalhado desse blog não traz um só argumento interessante ou compensatório. Eu acredito no bom senso e não vejo a cópia como uma coisa positiva não só pelas razões citadas mas também outras. acredito que você pode sim fazer o download de um livro, mas ganhar dinheiro com o trabalho alheio é sacanagem. Por que razão as bandas de forró (não me cabe aqui citar a qualidade do repertório musical dessas “coisas”, mas enfim…) deixaram de investir no cd e sim nos shows? Porque elas entendem que a pirataria em sim não é problema, o problemas são os direitos autorais a serem pagos, ai pra que fique de comum acordo, todas cantam as mesmas músicas. Eu faço downloads eventualmente e vou ao cinema. A minha parte pra aliviar na pirataria é com essas atuitudes. Já com relação a textos; citação e cópia são coisas diferentes. Use uma “expressão alheia”, mas indique a fonte,é o que eu acho!

  • Fernando Barrichelo

    [responder] # | 12/09/2010, às 15:23

    Parabéns, você foi bastante didático e convincente. Já fui alvo de plágio dos meus textos no teoriadosjogos.net. Não é nada agradável mesmo. Um abraço, Fernando Barrichelo.

  • Angelo Freitas

    [responder] # | 28/11/2010, às 10:17

    Fabio eu achei muito bacana seu post , e acima de tudo muito pertinente, isso que você escreveu acontece mesmo, eu tenho um “portalzinho” http://www.revistaafro.com.br tenho contrato uma jornalista e um web ou seja tenho despesa de fato, crio todo o conteúdo de nosso site, ai aparece um site replicador de notícia no mesmo segmento que o meu , e vai la no meu site copia todo o conteúdo de algumas matérias e depois posta, no site http://www.africas.com.br SEM AUTORIZAÇÃO eu acho isso de uma MEDIOCRIDADE ABSURDA, e de uma incopetência sem tamanho. Já enviei um email educadamente pedindo que parem de fazer isso, mas até agora não adiantou.

    • Fabio Lobo

      [responder] # | 11/12/2010, às 18:35

      Fala, Angelo!

      Isso é muito sério. Sério à ponto de você poder envolver a justiça, inclusive, enviando uma notificação extra-judicial por e-mail, por exemplo.

  • Guavas Web Design

    [responder] # | 04/12/2010, às 0:55

    Cara, você está de parabéns! Não da trela para esses zé ruelas aí não, pois aposto que são tudo metido a “blogueiro e web design” quando na verdade não são porcaria nenhuma. Mas é aquele negócio né, cutucar a ferida dos “bichinho” eles vão chorar. rs’ .. Em breve estarei com o blog do meu portifólio ON, espero poder trocar experiências profissionais com você.

    Forte abraço.

    • Fabio Lobo

      [responder] # | 11/12/2010, às 18:37

      Fala, Guavas!

      Hahaha, bom, quando o assunto é sério, discussão nunca é demais! ;]

  • Marcelo Azeredo

    [responder] # | 27/03/2011, às 15:07

    Concordo que não há a mínima necessidade de copiar conteúdos na internet, pois ele já está na rede, livre para qualquer um acessar. É trabalho jogado fora. Mas entrar nas questões de direitos autorais na internet é complicado. Gostei muito do post. Percebi que gerou bastante discussão, isso é bom. Abraços e boa sorte.

  • ivan

    [responder] # | 09/04/2011, às 4:22

    Olá,

    Até o propio google, em termos de SEO, já disse que quem tem o conteúdo original, sempre será o privilegiado na parte de SEO.

  • Rubens

    [responder] # | 06/01/2012, às 11:56

    Meus artigos e de varias pessoas estão sendo copiados do site seupost.net devemos nos unir e acabar com esse site plagiador, obrigado pelo artigo!

Comente!