5 plugins de WordPress indispensáveis

Quais plugins de WordPress usar? Confira 5 dicas de plugins indispensáveis e deixe seu WordPress ainda melhor!

WordPress é uma ferramenta e tanto. Além de possibilitar o desenvolvimento de sites completos ao invés de blogs, conta com uma vasta gama de templates prontos e plugins para WordPress com funcionalidades adicionais. Se antigamente criar um site era um processo longo e caro, o WordPress tem amenizado isso cada vez mais.

Nesse post reuni alguns plugins que, a meu ver, são indispensáveis na maioria dos projetos (só não citei o Akismet, plugin de anti-spam, porque ele é tão indispensável que já vem junto com o WordPress). Aproveite ao máximo cada funcionalidade, mas nunca se esqueça: Mantenha sempre seu WP e seus plugins atualizados!

» Siga-me no twitter e assine a newsletter para ler mais novidades!

Plugins de WordPress

plugins de wordpress

Confira 5 plugins de WordPress que são indispensáveis!

Abaixo, 5 dicas de plugins de WordPress que recomendo, além de algumas recomendações extra.

1. WP Super Cache

O WP Super Cache, como o nome já diz, é um plugin de cache. O trabalho dele é simples: o plugin transforma as páginas de seu site em html estático, reduzindo bastante o número de requisições ao banco de dados e processamento de scripts PHP.

Não importa o tamanho do seu site ou o número de acessos que ele receba, um WordPress não pode ficar sem cache! Além de melhorar o desempenho (o site carrega mais rápido, por exemplo), evita futuras dores de cabeça. Se quiser saber como configurar o plugin, o Becher explica: Instalando e configurando um cache otimizado – WP Super Cache.

2. WordPress Backup to Dropbox

Como você já deve desconfiar, o WordPress Backup to DropBox é um plugin que realiza backups do seu WordPress para o Dropbox. O backup é diário e não baixa só os arquivos do FTP como também o banco de dados. Nada melhor que um backup na nuvem, não é mesmo?

Confira meu post sobre o WordPress Backup to Dropbox para aprender a configurá-lo corretamente.

3. WordPress SEO

SEO já deixou de ser um “diferencial competitivo” há tempos e tornou-se obrigação. Na verdade, virou um padrão: é quase impossível pensar em fazer um site hoje sem pensar em SEO.

O WordPress SEO facilita bastante essa otimização, e o mais bacana é que você nem precisa entender do assunto: Ele explica tudo nos mínimos detalhes. Quando você cria um post e preenche os campos de SEO, o plugin faz uma análise e te diz se a otimização está ruim, regular ou boa, explicando o que você pode fazer pra melhorar essa otimização.

4. Jetpack

O Jetpack é um plugin tão completo que um dia farei um post com um top 10 só dele. De todos os plugins de WordPress, esse é o que mais tem funcionalidades. Tanto que fica até difícil saber por onde começar, então vou falar um pouco sobre minha experiência com ele.

Eu utilizo o Jetpack aqui no blog essencialmente para divulgar meus posts nas redes sociais (twitter, facebook, google plus, tumblr e linkedin): a função “Publicize” faz a divulgação assim que o post vai para o ar. Para alguns clientes utilizo a função “Carrossel”, que gera galerias de imagens. Além disso, há a função “Extra Sidebar Widgets” que traz mais funcionalidades para a barra lateral dos blogs, “Photon” que carrega todas as suas imagens em servidores do WordPress, “Subscriptions” que avisa ao leitor por email quando há novos posts e/ou comentários… dentre muitos outros itens.

5. WP-Optimize

O último item da lista é sempre o mais difícil, porque sempre fica a impressão de que está faltando algo ou que algum outro plugin poderia ter sido citado. Mas o WP-Optimize não poderia ficar de fora dessa lista, mesmo ele não sendo tão utilizado como os outros acima.

Esse plugin ajuda a otimizar o banco de dados. Você poderia fazer isso pelo CPanel, por exemplo, mas aqui a vantagem é que ele te dá a possibilidade de também agendar essa otimização e torná-la automática, além de dar a opção de deletar todos os comentários não aprovados e spams, deletar revisões de posts, esvaziar a lixeira e remover opções transitórias (também tem a ver com cache). Certa vez precisei migrar um blog de hospedagem e o banco de dados estava simplesmente uma bagunça – com esse plugin, em segundos reduzi o tamanho do BD em mais de 90%. Não é milagre, mas muita gente não faz ideia de como um banco de dados pode acumular informações inúteis. Cuide bem do seu!

Bônus: outras indicações de plugins de WordPress

wordpress

Aproveito pra deixar 3 dicas dos amigos Janio e Becher, respectivamente donos das empresas de hospedagem PortoFacil e Via Hospedagem:

Better WP Security

Segurança é um assunto delicado. Não tem jeito, todo mundo está sujeito a invasões, vírus etc. Nesse caso, o Becher indica o plugin Better WP Security: Segurança WordPress: protegendo a casa com o Better WP Security

Login LockDown

Ainda sobre segurança, se alguém encontrar o endereço de login do seu site, o Login LockDown bloqueia o IP de quem tentar logar repetidas vezes, errando os dados (exatamente como acontece quando alguém tenta acessar sua conta bancária): Proteja seu WP com o Login LockDown

Plugins de WordPress para NÃO usar

É claro, também não poderia faltar: Plugins WordPress a serem evitados

E você, também tem dicas? Deixe nos comentários!