5 sites para divulgar trabalhos

Está buscando emprego? Conheça minhas dicas para você divulgar trabalhos na internet. Tenha seu portfolio e mostre seu potencial!

Se você está procurando emprego ou é estudante e quer começar a mostrar seus trabalhos, saiba que hoje em dia é muito fácil divulgar trabalhos na internet. Eu já testei várias ferramentas, já tive um portfolio em cada uma delas e, depois de muita análise (não só do meu ponto de vista, mas do mercado), as que mais recomendo são as deste post. Se você tiver outras sugestões, deixe seu comentário!

» Siga-me no twitter e assine a newsletter para ler mais novidades!

criar site na FicaOn

5 sites para divulgar trabalhos

divulgar trabalhos

Confira alguns sites para você divulgar trabalhos! (foto: Corbis)

1. LinkedIn

É obrigatório ter um perfil no LinkedIn! Atualmente é a ferramenta mais completa para se ter um “currículo online”. Além disso, a rede social é muito utilizada por empresas para buscar por profissionais – eu mesmo já recebi propostas de emprego e convites para entrevistas de emprego através do LinkedIn. Além de divulgar trabalhos e ficar “na mira” de empresas, você também pode buscar por profissionais da sua área e formar uma rede de contato. Já falei que é obrigatório ter um perfil por lá?

Meu perfil: Fabio Lobo
Outro perfil: Edney Souza

2. Behance

O Behance é o sistema de portfolio mais completo atualmente. Nele é possível divulgar não só imagens, mas áudios e vídeos também. Você pode dar créditos a outros participantes em seus trabalhos e seguir outros perfis. Há também a possibilidade de uma “conta pro” para você ter um portfolio profissional e personalizado!

Meu perfil: Fabio Lobo
Outro perfil: Mercedes deBellard

3. SlideShare

O SlideShare a princípio era pra ser um site para divulgar apresentações (PPTs, mesmo), mas hoje também é possível divulgar vídeos, documentos de texto e infográficos. Ou seja, se você é redator também poderá divulgar trabalhos. O SlideShare também funciona como rede social e você pode usar como fonte de estudo. Eu mesmo não tenho nenhum trabalho do gênero pra divulgar lá (apenas um trabalho acadêmico meia-boca), mas sempre vejo alguns materiais de palestras.

Meu perfil: Fabio Lobo
Outro perfil: Fabio Ricotta

4. Flickr

O Flickr é um clássico para fotógrafos. A ferramenta melhorou bastante de uns tempos pra cá, e apesar de o foco ser fotografia, muita gente utiliza para divulgar outros trabalhos gráficos – é o meu caso, porém, como você pode ver, o Behance é melhor nesse sentido.

Meu perfil: Fabio Lobo
Outro perfil: Gary Clark

5. Vimeo

Há vários sites de vídeos por aí, mas o Vimeo é o melhor para divulgar trabalhos e ainda tem um diferencial interessante: ele pode ser seu próprio trabalho! Você pode criar uma série de vídeos, por exemplo, e cobrar uma assinatura.

Eu não faço vídeos então não tenho perfil por lá. Aqui outro perfil: Kristijan Stramic

Bônus: Site pessoal

Ter um site pessoal, ou até mesmo um blog, é poder divulgar trabalhos com sua identidade visual. Além disso, você pode ter controle total da estrutura e das ferramentas, tendo um site específico, do jeito que você precisa.

Sempre recomendo o WordPress para criação de sites, e você pode optar por um template pronto ou por um site com design exclusivo – nesse caso, peça um orçamento!

Tenha seu portfolio!

Se quiser saber mais sobre portfolio, leia outros posts sobre o assunto no blog!