Afiliados: Como ganhar dinheiro com blogs

Quer ganhar dinheiro na internet e não sabe como? Conheça os sistemas de afiliados que pagam dinheiro para blogueiros e saiba qual usar em seu site.

Querem saber uma verdade? Meu primeiro contato com a internet foi em 2002. Não tinha muito o que fazer além de visitar o Kibe Loco e o Fulano. mas isso não vem ao caso agora: Foi em 2003 que eu comecei a acreditar que era possível ganhar dinheiro com internet, mas ainda era tudo muito vago e a maioria das pessoas riam quando se tocava no assunto. Hoje em dia é diferente, milhares de pessoas querem saber na prática a resposta para a pergunta: Como ganhar dinheiro com meu blog?

Hoje em dia existem programa de afiliados para todos os gostos. Qual é o melhor (ou: qual dá mais dinheiro)? E por que eu devo acreditar que ele é realmente o melhor? Há provas ou apenas uma frase no site do sistema dizendo isto? Alguém testou? É aí que eu queria chegar: E se a gente juntasse uma galera que testou os sistemas de afiliados em um site para discutir sobre eles, com o intuito não só de criticar os mesmos, mas de informar melhor quem é novo na área e até mesmo sugerir melhorias para tais programas? Isso foi feito: Conheçam o Tada Rank.

» Siga-me no twitter e assine a newsletter para ler mais novidades!

Qual é o melhor programa de afiliados?

sistema de afiliados

De todos os sistemas de afiliados, qual é o melhor? (foto: SXC)

Quem pode responder essa pergunta com segurança são os usuários dos mesmos. No Tada Rank cada sistema de afiliados é avaliado nos seguintes quesitos: Ganhos (peso 2), Qualidade dos anúncios, Pontualidade nos pagamentos, Comunicação com os afiliados, Simplicidade ao usar e Confiabilidade.

Apesar de novo e ainda em versão beta, o Tada Rank já conta com várias avaliações e até mesmo com a participação de representantes de alguns dos sistemas de afiliados cadastrados por lá, mostrando que a proposta do site é realmente boa e tem tudo para melhorar a monetização dos blogs e sites que utilizam estes meios.

Quais são os programas de afiliados?

Confira abaixo uma lista dos sistemas de afiliados cadastrados no site e suas respectivas páginas no Tada Rank:

Qual é o melhor (ou: qual dá mais dinheiro)?

gráfico programa de afiliados

Acredite: É você quem vai traçar o gráfico de ganhos. (foto: SXC)

Navegando nos links acima vocês podem conferir a opinião de quem usa ou já usou cada um deles. Eu já usei seis:

  • Google AdSense: O mais conhecido e mais rentável. Nunca tive problemas com ele, a dica é ficar de olho em suas regras para não ser banido – já vi muita gente sofrendo com isso. Se quiser vê-lo em funcionamento, ele está sendo usado nesta página!
  • Submarino: Para mim foi o segundo mais rentável. O único problema que eu tive foi atraso nos pagamentos – e muita gente reclama disso.
  • Buscapé / Lomadee: Há alguns anos o Buscapé era um sistema de afiliados independente, hoje em dia a rede Lomadee “engoliu” ele. Olha, na época que era só Buscapé os ganhos eram comparáveis aos do Submarino. Depois da fusão, a queda foi imensa.
  • Mercado Sócios: Usei pouco, mas deu pra ter uma ideia bacana de como o programa é. Rende bem quando você o contextualiza com seu conteúdo;
  • Boo-box: Comecei a usar logo na primeira versão, lá na época onde o Buscapé era independente. Usava os dois em conjunto e os ganhos eram bastante satisfatórios. Da última vez que usei o Boo-box ele sofreu algumas mudanças e eu não gostei muito, até porque os lucros também foram bastante inferiores.
  • UOL Afiliados: Tem potencial, mas aparentemente há poucos anunciantes e, infelizmente, não é contextual. Lucrei pouco.
  • Hotwords: Fiz o teste durante um mês e meu lucro foi de pouco mais de R$3,00. Mas vejo muita gente usando, meu erro foi ser impaciente ao invés de testar mais.
  • CPA Brasil: Esse eu ainda não usei, mas o Janio falou tão bem dele que achei injusto aguardar uma oportunidade para testá-lo durante um tempo para, enfim, citá-lo por aqui. Então, confiram o artigo sobre o CPA Brasil enquanto eu não preparo a minha análise!

Tá aí um ponto importante: Um mês é pouco para testar um esquema de monetização. Muitas vezes não é só colocar lá na página e esperar, na maioria das vezes é necessário fazer estudos de posicionamento e até mesmo de conteúdo.

E aí, como fazer dinheiro com meu blog?

Bom, como eu disse: o jeito é avaliar, testar e estudar constantemente. Bom, o Tada Rank está aí para ajudar!