As 5 melhores funções do Jetpack

Jetpack é um dos plugins mais completos para WordPress! Conheça algumas de suas melhores funcionalidades e turbine seu WP.

O Jetpack é um plugin para WordPress que traz diversas funcionalidades ao seu WP sem que você precise ter muitos conhecimentos técnicos: sua interface é bem simples e todas as funções já vêm estilizadas e “encaixam” direitinho no design do seu site ou blog. Já cheguei a desinstalar quase todos os plugins de um projeto porque só o Jetpack já fazia tudo que era necessário.

Dentre todas as opções do plugin, selecionei as que considero como melhores. Confira!

» Siga-me no twitter e assine a newsletter para ler mais novidades!

As 5 melhores funções do JetPack

jetpack

Jetpack, um dos plugins mais completos para WordPress!

1. Publicize

Essa função eu citei aqui: 3 dicas para divulgar seu blog nas redes sociais. O Publicize divulga automaticamente seus posts nas redes sociais (Facebook, Twitter, LinkedIn, Tumblr, Path e Google+), tudo com imagem, título, descrição e link.

2. Visibilidade de Widget

Uma das melhores ~coisas~ do WordPress são as Widgets. São fáceis de manipular, personalizar e utilizar (falo um pouco sobre elas em: Manual do WordPress – Conteúdo). Porém, nem sempre é válido repetir as mesmas widgets em todas as páginas – por exemplo, não faz sentido mostrar os posts mais recentes na página inicial de um blog, onde já há os posts recentes. A função Visibilidade de Widget permite que você defina onde cada widget deverá aparecer.

3. Monitor

A função Monitor é uma boa solução para quem tem sites com altos picos de acesso ou utiliza uma hospedagem duvidosa (nesse caso, recomendo uma Hospedagem WordPress de qualidade): o Jetpack checa seu site de 5 em 5 minutos e te avisa se ele sair do ar (e também avisa quando voltar, assim você fica sabendo quanto tempo ele ficou offline).

4. Photon

Se você trabalha com muitas imagens, imagens pesadas (nesse caso, saiba como deixar as imagens mais leves) ou simplesmente tem pouco espaço em sua hospedagem, a função Photon sobe todas as suas imagens nos servidores do próprio WordPress, gerando cache delas. Seu site ficará mais leve e mais rápido.

5. Widgets Extras

Se você tem blog, certamente já quebrou a cabeça para colocar algumas coisas a mais em sua sidebar, ou lateral do blog. A função Widgets Extras traz novas widgets para seu WP (Twitter, Facebook, widget de Imagens, widget de Perfil com o Gravatar, Galeria de imagens, Posts recentes e Ícones de redes sociais), o que além de poupar trabalho, vai te poupar de instalar vários outros plugins (confira 5 plugins de WordPress que são indispensáveis).

Jetpack

Se tiver dúvidas, no próprio plugin é possível checar a descrição de cada funcionalidade, e é tudo muito fácil de usar, além de bem útil. Posts relacionados, galerias de imagens nos posts, formulário de contato… tem muita coisa mesmo!

Se você já utiliza o Jetpack, deixe seu comentário com suas funções preferidas!