Atualização do WordPress, Plugins e Templates

Atualização do WordPress, além de seus plugins e templates, é garantia de um sistema estável e seguro. Se precisar, contrate um profissional!

Uma coisa importantíssima para donos de sites, blogs e até mesmo lojas virtuais em WordPress: A atualização do WordPress, além de seus plugins e templates. Manter seu sistema atualizado é imprescindível.

O WordPress recebe atualizações constantes, e muitas delas são de segurança. Isso porque ele é um sistema muito utilizado mundialmente, então precisa estar sempre seguro. Se seu WordPress não está atualizado, ele corre sérios riscos de ser invadido e até mesmo infectado por um vírus/trojan.

» Siga-me no twitter e assine a newsletter para ler mais novidades!

Sim, seu site também pode “pegar vírus”! Ele está dentro de um computador como outro qualquer (exceto por alguns detalhes que fazem com que esse computador seja exclusivo pra sites – ou seja, uma hospedagem). E quando um usuário acessa um site infectado, ele também pode ficar com o computador infectado.

Além disso, um site infectado também pode ser bloqueado em buscadores e em navegadores, pois estes prezam pela segurança de seus usuários. Em alguns casos, a própria hospedagem pode bloquear seu site se ele estiver com o sistema desatualizado – um bloqueio preventivo, já que se seu site for infectado, poderá prejudicar o servidor inteiro.

Os plugins de WordPress também recebem atualizações constantes, e muitas delas também são de segurança. Por fim, boa parte dos templates para WordPress recebem atualizações também.

Como manter o sistema atualizado?

atualização wordpress

Atualização do WordPress: Mantenha seu site estável e seguro!

O próprio WP explica como fazer a atualização do WordPress. Leia: Atualizando o WordPress. Para atualizar plugins e templates, o procedimento é o mesmo: backup de banco de dados e arquivos, atualização e checar se está tudo ok – se não estiver, recuperar os backups e aguardar a próxima atualização ou verificar se sua hospedagem não atende aos requisitos mínimos para a nova versão do plugin/template.

Leia também: Backup do WordPress com o Dropbox

Atualizar o WordPress e seus plugins pode ser uma tarefa fácil, mas muitas vezes pode acontecer algo como:

  • Seu site ficar desconfigurado porque alguma atualização do WordPress deixou algum código inválido, obsoleto;
  • Algum plugin entrar em conflito com outro;
  • Algum plugin simplesmente parar de funcionar ou deixar o site fora do ar;
  • Algum plugin pode deixar de ser atualizado por seu desenvolvedor e precisar ser substituído para garantir a segurança do sistema;
  • Ao atualizar um template, seu site pode ficar com uma cara completamente diferente, eliminando todas as personalizações que você havia feito;
  • A atualização é muito recente e ainda não é estável, contendo bugs que poderão “quebrar” seu site;
  • Dentre outras coisas…

Sendo assim, se você não se sente seguro, não tem tempo e/ou não tem experiência o bastante para seguir os passos recomendados, a ajuda de um profissional nessas horas é válida! :D

Atualização do WordPress, Plugins e Templates

atualização do wordpress

Atualização do WordPress: Precisa de ajuda? Fale comigo!

Eu ofereço planos de suporte e manutenção para alguns clientes há alguns anos. Mantenho uma rotina de verificação semanal e sempre dou uma verificada em fóruns e comunidades pra checar se a atualização em questão é estável, pois já aconteceu várias vezes de atualizações saírem com bugs, necessitando de uma segunda atualização para correções. O ideal é sempre esperar um pouquinho antes de atualizar.

Em alguns casos, conforme citei acima, a substituição do plugin ou até mesmo do template é necessária, seja por falta de atualizações ou por o código não ser compatível, dentre outros.

Se você tem interesse em contratar um profissional para manter o sistema de seu site atualizado, entre em contato e peça um orçamento! Foque em o que você faz de melhor, que é produzir conteúdo, e invista em estabilidade e segurança para seu site.

Agora, se você consegue fazer as atualizações normalmente sem necessitar de ajuda, lembre-se sempre de manter o sistema atualizado!