Backup do WordPress com o Dropbox

Saiba como salvar automaticamente os arquivos - e inclusive o banco de dados - do seu blog ou site na nuvem utilizando o backup do Wordpress no Dropbox!

Se você tem um site ou blog no WordPress, sabe que os backups são obrigatórios. Aliás, vamos generalizar: Backups são obrigatórios para tudo que se é digital. Eu mesmo tenho meu HD externo que, de hora em hora, baixa todos os arquivos do meu computador, me poupando de infinitas dores de cabeça. Então, backups são tão obrigatórios que podem ser considerados algo rotineiro – até porque suas opções crescem e facilitam cada vez mais. É por isso que eu vou falar sobre a opção de backup do wordpress com o Dropbox, que, a meu ver, é a melhor opção de todas.

A configuração do backup é bem simples, e é tudo feito através de um plugin, o WordPress Backup to Dropbox – explico mais abaixo. Esse plugin irá fazer backups de todos os arquivos – e banco de dados – do seu WordPress na frequência que você escolher, e tudo isso estará acessível para você em qualquer lugar com acesso a internet. Não é ótimo? Então, confira!

» Siga-me no twitter e assine a newsletter para ler mais novidades!

O que é Dropbox?

dropbox

Não conhece o Dropbox? Saiba o que ele é e pra quê ele serve!

De forma resumida, o Dropbox basicamente um pendrive que não ocupa espaço no seu bolso – você pode guardar seus arquivos nele, e é possível acessá-los e baixá-los de qualquer computador, smartphone ou tablet. Basta ter seu login e senha!

Você ainda pode instalar o aplicativo em seu computador, smartphone ou tablet, algo que eu recomendo bastante: Todos os arquivos que você armazenou em sua conta serão automaticamente baixados para o aplicativo e vice-versa – quando você cria pastas e adiciona arquivos no aplicativo, tudo será sincronizado com sua conta online.

Exemplo: Eu tenho o Dropbox instalado no meu computador pessoal, no computador da agência e no meu smartphone. Quando eu preciso levar algum arquivo da minha casa até a agência, eu arrasto o arquivo até a pasta desejada em meu computador. Quando eu chegar na agência, basta aguardar o arquivo sincronizar e ele aparecerá automaticamente no computador. Outra coisa que costumo fazer é levar alguns materiais da faculdade em meu smartphone, como PDFs e apresentações que os professores compartilham por email antes da aula: Eu baixo os arquivos e organizo-os no Dropbox, em meu computador. Como meu smartphone está sempre ligado, os arquivos já aparecem nele em questão de minutos. Assim, basta chegar na faculdade e utilizar os arquivos em meu aparelho diretamente no aplicativo do Dropbox, sem precisar acessar ao site para baixar os arquivos.

Quer maneira melhor de manter os backups do seu site? Eles estarão acessíveis em qualquer lugar!

Como configurar o Backup do WordPress com o Dropbox em 10 passos

plugin wordpress backup to dropbox

Conheça o plugin WordPress Backup to Dropbox e veja como é fácil fazer backup do WordPress!

Primeiro, você precisa criar uma conta no Dropbox. Basta clicar no link e seguir os passos – mesmo que você já tenha uma conta no Dropbox, dependendo do porte do seu site ou blog, talvez seja melhor criar uma conta só para o blog. Conforme citei acima, recomendo também o download do aplicativo.

Após criar a conta, mantenha-se logado nela. Sendo assim, basta instalar o plugin WordPress Backup to Dropbox, em seu WordPress. Essa é a forma mais prática:

  1. Faça login no painel do seu blog/site (WordPress);
  2. Passe o mouse sobre o link “Plugins” no menu principal à esquerda. Nele, aparecerá a opção “Adicionar novo” (ou “Add new”);
  3. Aparecerá um campo de busca na página seguinte. Digite “WordPress Backup to Dropbox” (sem as aspas) e clique em “Pesquisar plugins” (ou “Search plugins”);
  4. O plugin, do autor Michael De Wildt, normalmente é o primeiro a ser listado no resultado das buscas. Basta clicar em “Instalar agora” (ou “Install now”);
  5. Aparecerá um aviso perguntando se você deseja mesmo instalar o plugin – basta clicar em “Ok”. Depois, abrirá uma página descrevendo o andamento da instalação. No final, aparecerá a opção “Ativar plugin” (ou “Activate plugin”) – clique nela;
  6. Você será redirecionado para a página de Plugins, com o aviso de que o plugin foi instalado com sucesso. No menu principal, à esquerda, abaixo de “Configurações” (ou “Settings”), aparecerá a opção “WPB2D”, que é a sigla para WordPress Backup to Dropbox. Clique no link;
  7. Abrirá uma página em que você deverá “autorizar” que o WordPress seja conectado à sua conta do Dropbox. Basta clicar em “Autorizar” (ou “Authorize”);
  8. Uma nova janela se abrirá, com uma página do Dropbox em que você deverá seguir os próximos passos para permitir a sincronização. Após concluir esses passos, você pode fechar a janela e voltar para a tela anterior (a mesma do passo acima, que ainda estará aberta em seu navegador, pois a página do Dropbox abriu em uma nova janela);
  9. Agora o botão que era “Autorizar” (ou “Authorize”) virou “Continue”. Clique nele;
  10. Agora você estará em uma página para fazer as configurações básicas do seu backup. A primeira opção é a pasta de sua preferência para ser armazenado os backups em seu Dropbox – fica a seu critério. A segunda opção se refere aos dias e frequência do backup, e aqui eu costumo marcar na seguinte ordem: 5h na opção de Hora e Diariamente na opção Frequência – sendo assim, a opção que consta do lado de Hora mudará também para Diariamente. Por fim, você pode marcar pastas e arquivos que deseja remover do backup, e essa também é uma opção que fica a seu critério. Daí é só salvar!

Simples, não?

Backup do WordPress

backup do wordpress

Viu como é fácil fazer backup do WordPress usando o Dropbox?

Pronto, agora você vai manter seu WordPress livre das famosas infinitas dores de cabeça de forma bastante prática e, além disso, se você não conhecia o Dropbox, agora tem uma nova forma de armazenar seus arquivos também de forma prática.

Lembrando que, dessa forma, você também terá o backup do banco de dados do WordPress, algo que não pode passar batido de jeito nenhum.

E aí, já configurou seu backup do wordpress?