Centralize várias contas de e-mail no Gmail

O Gmail tem uma função chamada "Coletor de e-mails" que serve para você poder usar várias contas de e-mail no Gmail com apenas um login, de graça.

Quando expliquei por aqui Como usar um e-mail com domínio próprio no Gmail, muita gente questionou se era possível várias contas de e-mail no Gmail, em uma conta só, ou se era preciso criar uma conta de e-mail no Gmail para cada e-mail de domínio próprio – tudo isso de graça.

Independente se você tem ou não um e-mail de domínio personalizado, é possível centralizar todos os seus e-mails em apenas uma conta de Gmail de forma gratuita. Por exemplo, vamos supor que você tem um e-mail no Gmail, outro no Hotmail, um e-mail do trabalho e uma conta de e-mail do iCloud. Para não haver necessidade de acessar esses quatro e-mails em quatro abas diferentes no navegador, você pode centralizar tudo no Gmail, que permite que até 5 contas sejam cadastradas nele!

» Siga-me no twitter e assine a newsletter para ler mais novidades!

Configurar o Coletor de E-mails do Gmail

configurações gmail

Primeiramente, em sua conta Gmail, clique na engrenagem e, em seguida, em Configurações. Na tela que abrir, vá até Contas e importação. Em Receber e-mails de outras contas (usando POP3), clique em Adicionar uma conta de e-mail POP3 que você possui. Na janela que abrir, digite o endereço de email que você tem e deseja utilizar no Gmail.

contas de e-mail no gmail adicionar conta pop passo 1

Na tela seguinte, nos campos “Nome de usuário” e “Senha”, utilize os mesmos dados que você usa para fazer login na conta de e-mail que você está cadastrando. Para preencher o campo “Servidor POP” assim como a “Porta” (caso essas opções apareçam), pesquise qual é o endereço de seu provedor de email ou entre em contato com o suporte para perguntar. Normalmente é “pop.nomedoprovedor.com.br”. Você também precisará se certificar com a empresa se poderá ativar a opção “Use sempre uma conexão segura (SSL) ao recuperar e-mails”.

contas de e-mail no gmail adicionar conta pop passo 2

Em seguida, marque “Deixar uma cópia da mensagem recuperada no servidor” apenas se você não quiser que seus emails não sejam deletados dessa conta de e-mail após serem baixados pelo Gmail. A opção “Marcar as mensagens recebidas” é essencial para deixar sua caixa de entrada organizada, pois ela coloca um marcador específico para você identificar mais fácil de qual conta é o email que você acabou de receber (também serve como pastas para cada conta de email) – normalmente essa opção vem marcada com o endereço de email que você está cadastrando. Se quiser criar um nome, clique no select e, em seguida, clique em “Novo marcador…”, digitando o nome desejado. Se você quiser que esses emails não apareçam na caixa de entrada, aparecendo apenas no marcador (daí a função de “pasta” – fica no menu lateral esquerdo do Gmail, abaixo de opções como Entrada, Rascunhos, Lixeira etc), marque a opção “Arquivar as mensagens recebidas (ignorar a Caixa de entrada)”. Em seguida, clique em “Adicionar conta”.

Pronto! Agora você irá receber emails dessa conta em sua conta Gmail. Os e-mails podem demorar um pouco pra chegar, visto que o Gmail faz a coleta de e-mails de tempos em tempos (por exemplo, de meia em meia hora). Mas você também pode utilizar o botão de “Atualizar” que fica na caixa de entrada.

atualizar gmail

Só falta mais uma coisinha: poder enviar e-mails com esse endereço de email que você cadastrou.

Envie e-mails com as contas que você possui

contas de e-mail no gmail adicionar endereço passo 1

Ainda na aba Contas e importação em Configurações, vá até Enviar e-mail como (Use o Gmail para enviar mensagens a partir de seus outros endereços de e-mail) e clique em Adicionar outro endereço de e-mail que você possui. Na janela que abrir, preencha com seu nome e o endereço de e-mail que irá utilizar. Deixe a opção “Tratar como um alias” selecionada (saiba mais) e clique em Próxima etapa.

contas de e-mail no gmail adicionar endereço passo 2

Caso a próxima tela te peça dados de “Servidor SMTP” e “Porta”, novamente pesquise qual é o endereço de seu provedor de email ou entre em contato com o suporte para perguntar. Você também precisará se certificar com a empresa se poderá ativar a opção “Conexão segura usando TLS (recomendado)”. Em “Nome de usuário” e “Senha”, utilize os mesmos dados que você usa para fazer login na conta de e-mail que você está cadastrando.

Pronto! Agora quando você for enviar um email, poderá selecionar qual endereço quer utilizar como remetente. Para ter outras contas de e-mail no Gmail, siga os passos novamente. Lembrando que o limite são 5 contas!

Não consegui adicionar contas de e-mail no Gmail… e agora?

O Gmail sempre aponta quais foram os erros, o que aconteceu e algumas vezes explica o que pode ser feito. Se ainda assim você não conseguiu, a solução é entrar em contato com o suporte da conta de e-mail que você está cadastrando.

Tudo o que eu sei fazer está explicado aqui no post. Então, não vai adiantar muito deixar um comentário com dúvidas, porque minha resposta será sempre a mesma: contate o suporte técnico!

Várias contas de e-mail no Gmail

contas de e-mail no gmail
Agora você sabe como ter mais de uma conta de email no Gmail. É muito mais prático centralizar todos os seus emails em uma conta só, não é mesmo?