Criação de tema para tumblr – design, publicidade, web

Criar um tema para tumblr pode ser bem divertido. Confira detalhes da criação do template para meu tumblr design, publicidade, web!

Recentemente comentei aqui no blog sobre meu tumblr, o design, publicidade, web. Como algumas pessoas já me pediram acriação de tema para tumblr, decidi fazer um post para comentar sobre a criação do template para o tumblr supracitado, que foi o primeiro trabalho que fiz na plataforma.

Confira: Tumblr – design, publicidade, web

» Siga-me no twitter, assine o feed ou a newsletter para ler mais novidades!

Tema para tumblr

Como comentei acima, este foi o primeiro tema para tumblr que criei e desenvolvi. A ideia era fazer algo acessível para smartphones ao mesmo tempo que atendesse bem o conteúdo postado, que é composto por imagens, vídeos e links, em sua maioria melhor vistos num monitor maior.

tema para tumblr - notebook

Eis o tema para tumblr visualizado no Notebook – resolução 1366×768.

Bom, se o problema é criar algo que possa ser utilizado da mesma forma em desktops, tablets e smartphones, parti para a técnica do web design adaptativo – não chega a ser web design responsivo, a meu ver. Aliás, é tanto termo que eu mesmo vivo me confundindo – um dia eu ainda faço um post sobre o assunto. Vamos apenas dizer que, aqui, o tumblr altera sua quantidade de colunas dependendo do tamanho da resolução.

Para entender melhor, veja abaixo o template do tumblr em ação em diferentes resoluções. O número de colunas diminui e o conteúdo do topo também fica mais compacto:

tema para tumblr - desktop

Desktop – resolução 1024×768.

tema para tumblr - ipad

tema para tumblr - iphone

tema para tumblr - desktop

Com o aumento do uso de smartphones e tablets, layouts adaptativos são sempre bem vindos, desde um tema para tumblr a um portal. O importante é pensar no usuário!

Além disso, o tumblr tem carregamento automático de conteúdo, chamado Infinite Scroll – conforme você vai descendo rolagem, novos posts vão aparecendo, o que dispensa os famosos links “próxima página” e “página anterior”.

Como esse template para tumblr foi uma criação recente, vale ressaltar que eu ainda estou fazendo testes.

Tumblr: além de divertido, pode ser sério também

Ter um tumblr é bem divertido – e sim, também é possível fazer algo profissional. É claro, o WordPress ainda é mais recomendado para a a criação de um blog profissional, mas o tumblr vem se popularizando cada vez mais, ganhando novas melhorias e também vem mostrando ser uma ferramenta bem útil. Afinal, até mesmo o WordPress já foi “só um sistema para blogs pessoais” um dia.

Confira: WordPress ou Blogger?

Em breve farei um post sobre a possibilidade de se profissionalizar um tumblr, com um comparativo entre WordPress e Blogger como o artigo linkado acima. Por enquanto, que tal seguir o design, publicidade, web?