Curb Your Enthusiasm (Segura a Onda) – Temporada 1

Resenha, personagens e guia de episódios da primeira temporada da série de humor de Larry David, Segura a Onda (Curb Your Enthusiasm).

Curb Your Enthusiasm, ou Segura a Onda por aqui, é a série do co-criador de Seinfeld, Larry David, que interpreta ele mesmo em seu dia-a-dia fictício (ou nem tanto, lembrando que várias histórias do George Costanza, em Seinfeld, realmente aconteceram com Larry). A série é filmada com câmeras portáteis para dar mais “realismo” à coisa, e um de seus pontos interessantes é que não há script – os personagens ficam sabendo o que vai acontecer no episódio e improvisam.

Uma das séries mais originais e engraçadas de todos os tempos. Eu poderia terminar a resenha aqui. Mas é fato que há muito o que se comentar sobre cada temporada, então vamos por partes.

» Siga-me no twitter e assine a newsletter para ler mais novidades!

Curb Your Enthusiasm | 1ª Temporada

curb your enthusiasm temporada 1

Mais uma série sobre nada, mas dessa vez de uma forma mais extrema. Quantas vezes uma simples ação desencadeou uma série de problemas bizarros no nosso dia-a-dia? Algumas coisas podem parecer exagero, mas elas realmente acontecem. E é isso que torna Curb Your Enthusiasm uma série interativa – você acaba participando dos episódios, seja por “vergonha alheia” ou por “esse episódio é pra mim?”.

Larry David é um gênio. Quem idolatra a série Seinfeld não pode deixar de assistir a Curb Your Enthusiasm. Jerry Seinfeld é um excelente humorista – o meu favorito, de longe -, mas as melhores histórias ficam por conta de Larry David. É simplesmente genial, não há muito o que ser dito além disso.

E por falar em Seinfeld, Julia Louis-Dreyfus, a Elaine, aparece em um dos episódios mais constrangedores da temporada. Ela (que interpreta a própria na série) passa por problemas na carreira, já que todos querem que ela seja a Elaine em novos papéis – assim como o resto do elenco de Seinfeld. São personagens realmente marcantes. De resto, o comediante Richard Lewis (também como ele mesmo) faz parte do time também, mas aparece pouco. Porém, os episódios em que ele participa são memoráveis. O fato é que Curb Your Enthusiasm conta com um elenco e tanto, sendo o principal, de apoio ou convidados. Tinha de ser, afinal, a sitcom é basicamente puro improviso.

Uma das séries mais divertidas, realistas, sinceras e constrangedoras de todos os tempos. Se você gosta de sitcoms e ainda não conhece esta série, não perca mais tempo. Vale muito a pena.

Personagens

larry davidLarry David (Larry David)
Larry David é ele mesmo, só que em uma versão mais rabugenta e com histórias mais absurdas. Segundo o próprio, ele não é na vida real como é no seriado. Bom, isso realmente não importa, o fato é que Larry David talvez seja o personagem mais “identificável” da TV, na minha opinião. É muito fácil se identificar com ele.

cheryl davidCheryl David (Cheryl Hines)
A mulher de Larry David. De certa forma, eu diria que ela é a mulher perfeita. Quem assiste à série vai saber do que eu estou falando. Uma dica? Na metade da temporada você já está se perguntando “como ela ainda não pediu o divórcio?”. Entre outras qualidades, Cheryl Hines é uma atriz e tanto.

jeff greeneJeff Greene (Jeff Garlin)
O empresário de Larry David. Quando não está pensando em sexo, está pensando em golf ou se metendo em alguma encrenca com Larry. Jeff Garlin é muito cômico, faz uma ótima dupla com Larry.

richard lewisRichard Lewis (Richard Lewis)
Comediante em recuperação (abuso de álcool), é um grande amigo de Larry, mas sempre acaba se dando mal com o mesmo. Como eu havia dito, as poucas aparições de Richard Lewis na série são memoráveis. Até mesmo as cenas mais curtas. É hilário.

susie greeneSusie Greene (Susie Essman)
A mulher histérica de Jeff Greene. O termômetro que mede o nível de constrangimento da série chega a trincar quando ela aparece em cena. E a cada episódio isso piora. Susie Essman merecia um Emmy por conta de seus chiliques na série.

Guia de Episódios

  • 1 – The Pants Tent (nota 4,5)
  • 2 – Ted and Mary (nota 4)
  • 3 – Porno Gil (nota 4)
  • 4 – The Bracelet (nota 5)
  • 5 – Interior Decorator (nota 4)
  • 6 – The Wire (nota 4)
  • 7 – AAMCO (nota 4)
  • 8 – Beloved Aunt (nota 5)
  • 9 – Affirmative Action (nota 4,5)
  • 10 – The Group (nota 5)

Curb Your Enthusiasm e a primeira temporada

larry david e richard lewis

Hilário. Acima de tudo constrangedor. Além de genial. Esse é o resumo da série que já começou bem em sua primeira temporada – temporada essa que veio após um especial homônimo que Larry David fez para a HBO, uma espécie de reality show onde ele se prepara para fazer um show stand up para a emissora depois de tanto tempo sem subir aos palcos, até que… ok, sem spoilers.

Curb Your Enthusiasm é uma terapia, é uma série motivacional. Afinal, por mais que você acabe se identificando, fica evidente que poderia ter sido pior e ainda assim virou piada.

OBS: Só para constar, a segunda imagem não é da primeira temporada, ela está apenas ilustrando a matéria.