Kinetic Typography – 10 vídeos de Tipografia Animada para inspiração

Precisa criar um vídeo? Inspire-se com vídeos de Kinetic Typography (Tipografia Animada), uma forma bem bacana de se trabalhar com all-type!

Nessa época do ano muita gente já está perdendo noites de sono por causa do TCC. Se você está cursando algo na área de comunicação, como Publicidade ou Design, uma das principais tarefas do do TCC é criar um vídeo. Porém, normalmente estudantes não têm muitos recursos para gravação, o que pode sair bem caro além de ser BEM trabalhoso. Kinetic Typography, ou Tipografia Animada, é uma forma bem bacana de se criar um vídeo com o mínimo de recursos.

» Siga-me no twitter e assine a newsletter para ler mais novidades!

O que é Kinetic Typography?

A grosso modo, Kinetic Typography trabalha com textos animados, mas normalmente não é algo tão simples – a tipografia ganha vida, interagindo com o cenário e com outras palavras. A animação é bem dinâmica e conceitual.

Kinetic Typography

Breve exemplo de Kinetic Typography (via)

Apesar de trabalhar com o texto sendo o “elemento principal”, a tipografia cinética não é utilizada apenas em vídeos informativos – também é possível criar material emotivo e trabalhar com personagens, visto que a tipografia também pode ser trabalhada com outros elementos (imagens, ilustrações, filmagens – e, é claro, som!).

Se você quiser ir mais a fundo, aqui há um artigo que conta sobre a origem, aplicações e também traz links de tutoriais: Kinetic Typography: An Introductory Guide.

10 vídeos de Kinetic Typography para inspiração

Os 10 vídeos que selecionei foram feitos em cima de músicas – algumas completas, outras só com uns trechos. Gosto desses exemplos pois fogem do comum – pra quem trabalha com criação, a inspiração quase sempre está fora da famosa “caixinha”.

Cada vídeo segue uma linha diferente, e os destaques vão para Would? (Alice in Chains) que trabalha até com onomatopeias e The Journey (Showbread), que também mistura trechos de vídeos e animações, e é um bom exemplo de como esse tipo de vídeo não é só informativo.

No geral é possível ver que a tipografia ganha vida de forma que em determinado momento você não vê apenas palavras jogadas na tela, mas elementos que fazem parte de um contexto. É essa a ideia!

Se você tiver outros exemplos pra mostrar, compartilhe!