Layout para blog

Está pensando em criar um blog ou reformar o seu? Confira dicas e exemplos de layout para blog! Com direito a design responsivo e tudo.

Sempre que surge uma nova rede social alguém diz que os blogs irão acabar… mas vejo essa possibilidade muito remota. Cada vez mais grandes portais tem investido mais em formato de blog (e contratado blogueiros), e há vários segmentos de blogs que não param de crescer, como de moda e viagem. Muita gente também escreve por hobby em blogs. Seja lá qual for o foco, um layout para blog tem que ser profissional.

» Siga-me no twitter e assine a newsletter para ler mais novidades!

Layout profissional

Saiba mais: O que é layout?

layout para blog

Layout para blog: Dicas e exemplos (imagem: Corbis)

Acesso blogs diariamente, e o que eu vejo é um contraste: alguns layouts são muito bonitos, outros são bem feios – mas a grande maioria tem algo em comum, que é falta de organização. Pra um blog, que define um layout profissional não é ele ser bonito – é ter boa usabilidade, ter um bom equilíbrio visual e, é claro, ser organizado e ir direto ao ponto: quando alguém acessa um blog, esse alguém quer ver o conteúdo. Básico.

Então, um layout para blog deve ser trabalhado conforme o conteúdo deste blog. Por exemplo, se o blog tiver posts curtos e frequentes, não faz sentido fazer com que o visitante precise clicar para ler cada post, é demorado e desgastante. Se o blog tiver posts mais longos e um intervalo maior de postagens, o uso do “continue lendo” é válido, pois mantém o blog mais limpo e o visitante vai precisar clicar uma vez só quando ele acessar esse blog, já que só lerá um post.

Em relação a organização, o uso de categorias pode ser muito útil em alguns casos. Por exemplo, em blogs que postam conteúdos muito distintos, pode ser que alguns leitores prefiram apenas um tipo de conteúdo – assim, basta esse leitor abrir apenas a categoria de posts que o agrada. Pra isso, as categorias devem estar bem destacadas. No caso de blogs com conteúdo uniforme – é o caso de blogs de humor, por exemplo – as categorias já não são tão necessárias, porque é um conteúdo mais rápido, mais dinâmico… mas mesmo assim elas devem existir e serem fáceis de acessar, pois se um leitor gostar de um tipo de post, ele vai querer ver mais posts sobre.

A publicidade deve ser posicionada em pontos estratégicos, que estejam a vista mas que não atrapalhe o usuário – não há nada mais incômodo do que janelas abrindo na frente do conteúdo quando você está lendo algo. Ao invés de se interessar pelo anúncio, o visitante vai ficar incomodado com seu blog e com o anunciante. Por isso, no geral, perceba que o maior foco aqui é o leitor – e é verdade, porque é ele quem vai ler seu conteúdo e clicar em seus anúncios, então o layout precisa ser agradável e ter uma navegação boa, porque seu conteúdo pode agradar uns e não agradar a outros, mas a usabilidade de seu blog será sempre unanimidade.

Layout para blog

Abaixo, dois exemplos de layout para blogs que desenvolvi.

layout para blog dinheirama

Layout para blog: Dinheirama (WordPress) – desenvolvimento por mim pela ANDALE!

O Dinheirama é um blog sobre educação financeira, dentre outros assuntos do vasto mundo da economia. São várias categorias e o blog é atualizado constantemente, e como boa parte dos posts são “atemporais” (ou seja, independente da data que foram publicados ainda serão “atuais”), havia uma necessidade de exibir os posts novos e posts antigos que ainda são relevantes.

Com uma proposta de estrutura inovadora (a própria equipe do blog nos orientou qual estrutura eles desejavam seguir), a home do blog é dividida em três colunas, com posts recentes, destaques e mais lidos. Ao acessar um post, o leitor se depara não só com artigos relacionados: ao terminar a leitura, no final da tela ele tem a opção de navegar pelos posts da home sem sair da página em que ele está, diminuindo a quantidade de cliques e de tempo de espera, além de aumentar as chances do visitante acessar mais páginas.

Tudo isso com design responsivo! O programador Gabriel Freitas contribuiu com o desenvolvimento das funcionalidades do projeto.

layout para blog andre bets

Layout para blog: André Bets (WordPress) – desenvolvimento por mim pela ANDALE!

O blog do André Bets é um ótimo exemplo de blog de modelo clássico: topo com menu e busca, área de conteúdo com posts à esquerda e barra lateral à direita, rodapé com copyright.

O conteúdo do blog consiste em ilustrações feitas pelo profissional e pequenos textos, então não havia necessidade de muitas funcionalidades nem de uma diagramação tão dinâmica quanto a do Dinheirama. Confesso que, para blogs, esse tipo de modelo é o que mais me agrada, pois o visitante encontra tudo o que ele quer na página inicial, sem a necessidade de abrir os posts para lê-los por completo. Pra deixar isso ainda melhor, só faltava a funcionalidade “infinite scroll”, que consiste em carregar mais X posts automaticamente a cada vez que você chega no final da tela.

Layout para seu blog

Reforçando: O foco do blog é sempre o conteúdo. Quanto mais o conteúdo é valorizado no layout, melhor para o leitor. E quanto mais o leitor sentir-se a vontade no seu blog, melhor pra você!

Se você está em busca de um profissional para criar o layout e desenvolver seu blog, que tal batermos um papo a respeito? Entre em contato!