Layout para portfolio

Confira dicas e exemplos de layout para portfolio e divulgue seus trabalhos na internet! Tenha um portfolio online profissional.

Seus trabalhos estão online? Caso negativo, você pode estar perdendo várias oportunidades – hoje em dia tudo está online, principalmente seus potenciais clientes, ou prospects. Muitos dos meus clientes vieram até mim através do google – ou seja, encontraram meu portfolio, gostaram do que viram e entraram em contato. Logo, além de uma presença na internet, o layout para portfolio deve ser profissional.

» Siga-me no twitter e assine a newsletter para ler mais novidades!

criar site na FicaOn

Layout profissional

Saiba mais: O que é layout?

layout para portfolio

Layout para portfolio: dicas e exemplos (imagem: Scott Kellum)

Aquela história “casa de ferreiro, espeto de pau” deve ser deixada pra trás. Não é porque você está cheio de trabalho, por exemplo, que deve “deixar pra lá” algo tão importante como seu portfolio – muitas vezes uma oportunidade aparece e só por você não ter seu portfolio online essa oportunidade poderá ser perdida, ou então você irá fazer algo às pressas e todo mundo sabe que o resultado final não vai ser bom, já que um layout profissional tem que ser pensado, tem que ser planejado – não é só fazer qualquer coisa bonitinha e colocar no ar.

Primeiro, tenha em mente sua profissão – quando alguém for procurar alguém de sua área, o que ele vai querer encontrar? Por exemplo, se ele buscar por criação de sites, ele precisa cair em uma página com um breve texto sobre o assunto e alguns trabalhos como exemplo para ele avaliar seu trabalho antes de entrar em contato. Se já for um cliente, provavelmente ele vai querer entrar em contato com você diretamente, não vai querer ler nada. Ou seja, destaque seu trabalho junto com o que você sabe fazer e tem a oferecer e tenha sempre uma opção de contato por perto, em todas as páginas.

Não se esqueça de que você literalmente está se vendendo. Sendo assim, a navegação do portfolio deve condizer com seu trabalho, ser totalmente amigável e leve. Além disso, trabalhe uma estrutura que destaque seu trabalho – sim, seu portfolio será seu cartão de visitas, mas um layout para portfolio não deve chamar mais atenção que os trabalhos em si. Não exagere, faça o simples e preocupe-se mais em selecionar seus melhores trabalhos.

Equilibre, então, duas coisas: o que você quer passar (ou seja, sua imagem) e o que o visitante de seu portfolio precisa (ou seja, soluções).

Layout para portfolio

Seguem dois exemplos de layout para portfolio que desenvolvi.

site responsivo

Layout para portfolio: Fabio Lobo (WordPress) – design e desenvolvimento por mim.

Sim, meu site: Fabio Lobo! Essa é a quinta versão de meu site – no início era mais um portfolio de “estudante” do que de profissional, então eu destacava tudo que eu sabia fazer. Com o passar do tempo fui dando mais importância a meus trabalhos profissionais e fui focando nos serviços que presto com mais frequência, que são minha especialidade. Então, na home faço uma rápida apresentação sobre mim e mostro meus principais clientes, o que gera credibilidade. Também tenho um blog, mas não é o foco, então dou um destaque menor a ele no final da página.

Nas internas dos projetos, faço uma breve descrição de cada um e exibo as principais imagens deles. Na página de contato, para facilitar os pedidos de orçamento, utilizo mais de um formulário. Por fim, no topo e no final da tela há sempre uma opção de contato! E, é claro, o site é responsivo.

front end site responsivo andale

Layout para portfolio: ANDALE! (WordPress) – desenvolvimento por mim.

A ANDALE! é minha agência virtual em parceria com o André Bets, que é o designer da dupla. Nesse caso o layout – que também é responsivo – é um pouco mais simples. A home mostra logo de cara os principais trabalhos, trazendo abaixo alguns posts de nossos blogs (como tanto eu como o Bets escrevemos muito sobre a área, trazendo informações que muitas vezes são importantes para nossos clientes, é válido ter um destaque para cada blog).

As internas são parecidas com o exemplo acima: uma descrição curta sobre o trabalho e as principais imagens. A página de contato também traz mais de um formulário. Como a área dos dois exemplos é a mesma, não é preciso “reinventar a roda”.

Layout para seu portfolio

Essas são minhas dicas e exemplos sobre o assunto. Se precisar de referências, confira: 10 modelos de portfolio.

Agora, se você não é da área e precisa de um profissional para criar o layout e desenvolver seu portfolio, entre em contato!