Layout para site

Está pensando em criar um site ou reformar o seu com design responsivo e visual moderno? Confira dicas e exemplos de layout para site!

Sua empresa precisa estar online – cada vez mais a internet vem substituindo tarefas do dia-a-dia, desde comprar roupas a comprar seu almoço. Se sua empresa está na internet, ela está sendo encontrada por várias pessoas que não a encontrariam se não fosse justamente por causa da internet. Então, além da presença na internet, um layout para site deve ser profissional.

» Siga-me no twitter e assine a newsletter para ler mais novidades!

Layout profissional

Saiba mais: O que é layout?

layout para site

Layout para site: Dicas e exemplos (imagem: Corbis)

É curioso ver que muitas empresas que estão há anos no mercado não investem em um site profissional – normalmente contratam o “profissional” mais barato pra colocar um site no ar e “falar que tem”. Nesse caso, o site fica muito amador – e nem me refiro a questões estéticas, pois um layout profissional não é um “layout bonito”, mas fortalece a identidade visual da empresa e seu conceito, além de deixar o site mais amigável, mais fácil de navegar.

Nenhum site é igual ao outro, então, é preciso pensar: “quando alguém visitar meu site, o que ele vai querer procurar?”. É preciso dar destaque ao que é mais importante ao visitante, porque é ele quem vai utilizar o site. E como se trata de uma empresa, opções de contato e endereço devem estar sempre visíveis, mas sem poluir o visual.

Não é necessário dar destaque pra tudo logo na primeira página de um site, até porque quando você dá destaque a tudo, você não dá destaque a nada. Porém, se sua empresa não necessita de um site com muitas páginas e informações, por que não fazer um site de uma página só? Assim o visitante entra no site e já tem tudo o que ele precisa sem a necessidade de mais cliques.

Um site profissional deve equilibrar duas coisas: o que a empresa quer passar e o que o visitante precisa. Por exemplo, se você tem uma empresa de serviços de limpeza, você precisa dar destaque a seus serviços logo de cara – já o visitante vai querer saber os preços desses serviços. Então, junto com os serviços, traga já um formulário de pedido de orçamento ou um telefone de contato, por exemplo. Facilidade é tudo, principalmente na internet – aliás, a própria internet é um facilitador. Seu site pode ser o mais simples possível, mas se ele for organizado e fácil de navegar, ele vai te trazer muitos resultados positivos.

Layout para site

Abaixo, dois exemplos de layout para site que desenvolvi.

design adaptativo

Layout para site: PortoFácil (WordPress) – desenvolvimento por mim pela ANDALE!

A PortoFácil é uma empresa de hospedagem de sites. Então, o destaque para os serviços é primordial – o usuário precisa entrar no site e ver logo de cara os planos de hospedagem. É claro, também há o visitante que já é cliente da empresa, então áreas para contato devem estar em evidência também.

Por fim, a empresa tem um blog com conteúdo para clientes e não-clientes que também merece atenção, mas não é um dos focos principais. O site foi feito com design responsivo.

layout para site tao objetos

Layout para site: Tao Objetos (WordPress) – desenvolvimento por mim pela ANDALE!

A Tao Objetos precisava de um site para exibir seu catálogo de produtos, em três categorias distintas, de forma bem simplificada. Aqui o trabalho é até parecido ao de uma loja virtual, com a diferença que os produtos não são vendidos no site, ou seja, não há a necessidade de vários itens como carrinho de compras e serviço de atendimento, então o trabalho é bem mais simplificado.

Cada categoria tem um destaque individual, e além disso a página inicial traz umas fotos do Show Room, mostrando os produtos em ambientes propícios, o que já gera interesse e inspiração.

Layout para seu site

Espero que essas dicas e exemplos sejam úteis a você!

Precisa de um profissional para criar o layout e desenvolver seu site? Entre em contato!