Manual do WordPress – Conteúdo

Adquiriu um site em WordPress recentemente? Saiba como atualizá-lo!

O WordPress é o sistema para blogs mais utilizado do mundo. É tão robusto que é possível fazer tudo com ele, como sites, portais, lojas virtuais etc. Independente da complexidade do seu projeto, a atualização de conteúdo no WP é muito fácil. Decidi disponibilizar por aqui o Manual do WordPress que criei para clientes que estão começando a utilizar a ferramenta agora.

Reforço: o foco desse manual é atualização de conteúdo. Vamos lá?

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Manual do WordPress: Conhecendo o painel

Após logar em seu WordPress, essa é a tela inicial:

manual do wordpress: painel

No menu à esquerda estão todas as opções do site, e no topo há atalhos para algumas funções. O menu lateral normalmente segue essa ordem:

  1. Painel: Página inicial do WordPress, contendo alguns atalhos e widgets personalizadas para facilitar seu trabalho e/ou te manter informado.
  2. Posts: Área de edição e publicação de posts (textos, artigos, notícias… como achar melhor!).
  3. Mídia: Biblioteca com todos os arquivos que são/foram utilizados no conteúdo do blog.
  4. Links: Área com listas de links que você queira divulgar (parceiros, por exemplo).
  5. Páginas: As páginas são semelhante a posts, mas têm caráter mais “estático” – por exemplo, você deve criar uma página de contato, não um post.
  6. Comentários: Todos os comentários e trackbacks de seu blog.
  7. Aparência: Opções visuais do blog (Template, Widgets, Menu etc).
  8. Plugins: Área com plugins do blog – instalados ou não. Plugins são funcionalidades “extra”, basicamente.
  9. Usuários: Área com relação de todos os usuários com acesso ao painel do site.
  10. Ferramentas: Algumas opções avançadas do WordPress. Alguns plugins aparecem por aqui.
  11. Configurações: Configurações gerais do blog e de alguns plugins.

A ordem pode mudar dependendo dos plugins instalados em seu blog – alguns plugins aparecem já no menu ao invés de ficarem nas áreas Ferramentas ou Configurações, como é o caso do WordPress Backup to Dropbox.

Como iremos falar do conteúdo, nosso foco é com os itens 2, 3 e 5. Aproveitando, também vou falar sobre Widgets, que está no item 7.

Vamos lá!

Item 2 – Criar / Editar posts

Localização: Posts > Adicionar Novo.

manual do wordpress: criar post

É recomendável que você deixe a formatação de texto (negritos, sublinhados etc.) por último. Ou seja, escreva tudo primeiro e depois vá adicionando negritos & afins. Se você copiar um texto de algum lugar, fique atento aos botões 18 e 20.

Entenda a função de cada botão

  • Botão 1 (Negrito) – Selecione uma palavra ou frase e clique neste botão para deixar a seleção em negrito;
  • Botão 2 (Itálico) – Selecione uma palavra ou frase e clique neste botão para deixar a seleção em itálico;
  • Botão 3 (Rasurado) – Selecione uma palavra ou frase e clique neste botão para deixar a seleção rasurada;
  • Botão 4 (Lista não ordenada) – Selecione um texto com quebras de linha e clique neste botão para transformar a seleção em uma lista;
  • Botão 5 (Lista ordenada) – Selecione um texto com quebras de linha e clique neste botão para transformar a seleção em uma lista numérica;
  • Botão 6 (Citação) – Selecione um parágrafo (de preferência com aspas) para transformar a seleção em uma “citação”;
  • Botões 7, 8 e 9 (Alinhamento) – Não é recomendável o uso destes botões, eles atrapalham a formatação de textos do site;
  • Botão 10 (Link) – Selecione uma palavra ou frase e clique neste botão para transformar a seleção em um link. Nota: sempre deixe o http:// na frente do link (por exemplo, http://www.google.com.br);
  • Botão 11 (Deslinkar) – Selecione uma palavra ou frase com link e clique neste botão para retirar o link da seleção;
  • Botão 12 (“Continue lendo…”) – Adiciona o “Continue lendo…” ao post, escondendo o conteúdo abaixo para ser visualizado apenas dentro da página do post (nota: depende do template para funcionar);
  • Botão 13 (Opções avançadas) – Mostra mais opções de botões. Seguem descrições:
    • Botão 14 (Parágrafo) – Opção para, basicamente, mudar a característica do texto.
      • Parágrafo: Texto normal (padrão).
      • Endereço: Quando algum endereço for citado (opcional – opção semântica para o código).
      • Pré-formatado: Tira a formatação do texto (opcional).
      • Cabeçalho 1 – 6: Transforma o texto em título. Quanto menor o número (Cabeçalho 1), maior o título; Quanto maior o número (Cabeçalho 6), menor o título.
    • Botão 15 (Sublinhado) – Selecione uma palavra ou frase e clique neste botão para deixar a seleção sublinhada;
    • Botão 16 (Alinhamento) – Não é recomendável o uso deste botão, ele atrapalha a formatação de texto do site;
    • Botão 17 (Cor) – Selecione uma palavra ou frase e clique neste botão para mudar a cor da seleção;
    • Botão 18 (Colar como texto simples) – Se você copiar um texto do word ou da internet, antes de colar na edição, clique neste botão e cole-o na janela que abrir à seguir. Isto garante que o texto não sofra alterações de formatação e fonte;
    • Botão 19 (Colar texto do word) – Não é recomendável o uso deste botão, ele atrapalha a formatação de texto do site. Use o Botão 20;
    • Botão 20 (Remover formatação): Selecione uma palavra, frase ou texto com formatação (negrito, itálico, cor ou fonte diferentes etc.) e clique neste botão para fazer a seleção voltar a ter sua formatação original. Recomendável caso você cole um texto do word ou de outro lugar diretamente na edição por engano;
    • Botão 21 (Inserir símbolo): Exibe tabela de símbolos;
    • Botões 22 e 23 (Diminuir / aumentar recuo): Não é recomendável o uso destes botões, eles atrapalham a formatação de textos do site;
    • Botões 24 e 25 (Desfazer / refazer);
    • Botão 26 (Ajuda): Exibe uma janela com algumas noções básicas do editor.

Adicionando imagens

Recomendo que a inserção de imagens seja feita ao final da digitação do texto, fica mais fácil.

manual do wordpress: upload de imagem

  1. Clique no botão “Adicionar Mídia;
  2. Clique na aba “Enviar arquivos” e em seguida no botão “Selecionar arquivos”. Irá abrir uma pasta do seu computador para você procurar pela imagem. Selecione-a e clique em “Abrir”. Aguarde a imagem carregar por completo. Você também pode arrastar a imagem e soltar em cima do box;
  3. Após a imagem carregar, algumas opções irão aparecer na lateral direita.
    • Editar imagem: Você poderá girar, aumentar ou recortar a imagem, se quiser;
    • Título e Descrição: Não é necessário alterar o que aparece nestes campos;
    • Legenda: Insere uma legenda à imagem;
    • Texto Alternativo: Atribui um texto à imagem (bom para SEO e para usuários com deficiência visual);
    • Alinhamento: Opções para alinhar a imagem (à esquerda, à direita, centro e sem alinhamento);
    • Link para: Opções para adicionar um link à imagem;
    • Tamanho: Define o tamanho da imagem;
  4. Se você deseja usar uma imagem que você já havia usado em outro artigo, basta selecionar na galeria (aba “Biblioteca de Mídia”).

Adicionando vídeos do YouTube & afins

Fácil: Basta copiar o endereço do vídeo (ou seja, o “http://www…”) e colar onde você deseja que o vídeo apareça. Simples assim!

Salvando o artigo

manual do wordpress: salvar post

Se o artigo ainda está incompleto, clique no botão “Salvar como rascunho” localizado no canto superior direito da tela. Após a página carregar, um aviso de que o artigo foi salvo aparecerá no topo da tela.

Agendando o artigo

manual do wordpress: agendar post

Clique em “Editar” em “Publicar Imediatamente”.

Após definir a data e a hora de publicação, basta clicar em “Ok” e, em seguida, em “Agendar”.

Publicando o artigo

manual do wordpress: publicar post

Basta clicar no botão azul, “Publicar”, localizado à direita. Quando a tela carregar, um aviso de que o artigo foi publicado aparecerá no topo da tela. Após isso, pode fechar a página.

Apagando o artigo

manual do wordpress: apagar post

Se você deseja apagar o artigo que está editando, basta clicar em “Mover para a lixeira”.

Editando os posts

Todos os posts são listados em Posts > Todos os Posts.

manual do wordpress: posts

Eles são separados por algumas categorias:

  • Tudo: Todos os artigos;
  • Publicados: Apenas os artigos publicados;
  • Agendados*: Artigos que estão agendados para datas futuras;
  • Rascunhos*: Artigos incompletos;
  • Lixo*: Artigos apagados.

*Essas opções só aparecem quando há posts em um desses estados.

Para pesquisar por textos, use o campo localizado à direita, “Pesquisar posts”. Você também pode optar por pesquisar artigos por data (opção “Mostrar todas as datas”), basta selecionar a data desejada e clicar no botão “Filtrar”.

Ao passar com o mouse por cima dos artigos, algumas opções aparecem abaixo do título:

  • Editar: Abre a tela de edição do texto. A mesma tela abre quando você clica no título do texto;
  • Edição rápida: Serve para editar algumas configurações do artigo, e não o artigo em si. Não é muito útil;
  • Lixeira: Move o artigo para a lixeira;
  • Visualizar: Visualiza o artigo no site.

Item 3 – Mídia

manual do wordpress: biblioteca de mídia

Todas as imagens (dentre outros arquivos) que você utiliza em conteúdos ficam armazenadas nessa área. Você também pode adicionar novas clicando em “Adicionar nova” ou editar as já existentes (basta clicar no arquivo e irá abrir uma página semelhante a citada acima em “Adicionando imagens”).

Item 5 – Criar / Editar páginas

manual do wordpress: páginas

Para editar as páginas do site, basta clicar em “Páginas” no menu lateral.

As opções de edição são idênticas às da área “Posts”, comentadas acima.

Item 7 – Widgets

manual do wordpress: widgets

Localização: Aparência > Widgets.

A área de Widgets é bem simples de se editar. Em “Widgets Disponíveis” ficam todas as opções de widgets que você pode utilizar em seu site. No lado direito da tela estão as áreas onde essas widgets poderão ser exibidas em seu site.

Para utilizar uma widget, basta arrastá-la para cima da área desejada. Quando fizer isso, ela abrirá e exibirá opções de personalização (por exemplo, se for uma widget de texto, aparecerão dois campos: um para título e outro para o texto/código que você deseja inserir). Após fazer os ajustes necessários, basta salvar e ver como ficou!

Manual do WordPress – Conteúdo

wordpress

Como você pode ver, editar conteúdo no WordPress é muito simples. Espero que esse manual do WordPress tire todas as suas dúvidas!

Se você ainda tiver dúvidas ou tiver sugestões, sinta-se à vontade para comentar. Esse manual do WordPress é focado em conteúdo, mas assim que possível criarei outros manuais sobre outras funcionalidades do sistema!