Modelos de blog

Já escolheu uma estrutura visual para seu blog? Veja dicas de modelos de blog e escolha o melhor para você e seu negócio!

O briefing sempre será a etapa inicial de um projeto, independente se ele será “simples” ou não – até porque a palavra “simples” é totalmente subjetiva. Há vários modelos de blog que você pode escolher para seu blog, e é o briefing que irá ajudar a definir qual será o modelo ideal.

Abaixo comento sobre quatro dos modelos de blog (ou seja, estrutura visual de um blog) mais comuns que vejo por aí. É claro, há um número enorme de modelos diferentes, mas sempre há uma seleta lista dos mais usados – e normalmente os usuários estão mais acostumados a esses modelos.

» Siga-me no twitter e assine a newsletter para ler mais novidades!

Modelos de blog

Segue um exemplo para cada modelo para você navegar e entender melhor o conceito. Lembrando que o foco é a estrutura visual dos blogs – o padrão que cada modelo costuma seguir, não se é bonito ou não, se faltam informações/seções e muito menos se os posts poderiam ser melhores.

Tendo isso em mente, vamos aos modelos!

Leia também: Layout para blog

Tradicional

modelo de blog tradicional

Layout para blog: André Bets (WordPress) – desenvolvimento por mim pela ANDALE!

Topo com menu e busca, área de conteúdo com posts à esquerda e barra lateral à direita, rodapé com copyright. Esse é o modelo de blog tradicional.

Já foi, de longe, o modelo mais usado – até porque era o padrão dos blogs. E até hoje a meu ver é o modelo mais bacana, pois é fácil de navegar e vai direto ao ponto. Algumas variações podem ser feitas, como deixar apenas resumos dos posts dependendo do tamanho dos seus textos, por exemplo. Ou deixar o mais simples o possível, como é o caso do blog do André Bets!

Sem barra lateral

modelos de blogs sem sidebar

Modelo de blog “Sem barra lateral”: O Blogue do Janio

A barra lateral pode fazer falta – ou dar essa impressão – pra muita gente. Banners de publicidade, de parceiros, links etc… mas em um blog pessoal, como n’O Blogue do Janio, uma barra lateral seria apenas algo a mais na tela.

Isso é muito importante: Muita gente vê uma necessidade grande em ter uma barra lateral, mas não sabe bem como usá-la e acaba colocando um monte de coisa. Quanto mais itens você tem em uma barra lateral, menos destaque cada item terá, então menos cliques e/ou menos atenção cada item terá. Pense como um usuário e veja se uma barra lateral realmente será útil para seu leitor.

Revista

blog magazine

Modelo de blog “Revista”: Por que não pensei nisso? – adaptado por mim através de um template para WordPress

O modelo revista (ou “Magazine”) é o mais utilizado por sites de notícias e portais, por exemplo. Normalmente traz um slideshow ou uma série de destaques após o topo, terminando com uma lista ordenada de últimas atualizações. Esse tipo de modelo também é indicado para blogs com muitas atualizações semanais, pois se for utilizado em blogs com poucas atualizações, estará sempre com os mesmos destaques na página inicial – ou seja, irá parecer que o blog está sempre igual.

O blog Por que não pensei nisso? segue esse modelo, que tem diversas vertentes – há os mais simples, com apenas um slider de destaque no topo e algumas listas de conteúdos, até os mais complexos, com diversos destaques e até mais de um slideshow.

Grid dinâmico

grid dinamico

Modelo de blog com “Grid dinâmico”: Uêba – desenvolvimento front-end por mim pela ANDALE!

O Uêba não é bem um blog (na verdade é um agregador), mas serve como exemplo já que o conteúdo é o mesmo. Mas o que importa aqui é a estrutura – É possível selecionar 3 tipos de navegação no blog (na barra lateral, em “Opções Visuais”): Visual Fixo, que é quando todos os blocos ficam alinhados; Visual Fluido e Visual Largo, que é quando o uso do Grid dinâmico é feito.

O grid dinâmico consiste em uma série de blocos de posts “embaralhados” na tela, sem um padrão de alinhamento específico mas ao mesmo tempo todos alinhados. Quando seu blog tem uma série de atualizações diárias, esse tipo de modelo é bem bacana e fácil de navegar. Outro exemplo é o Pinterest, que popularizou o grid dinâmico.

Mais modelos de blog?

Leia também: 10 modelos de portfolio

Conhece outros modelos de blog ou ainda tem dúvidas sobre qual é o modelo ideal? Deixe seu comentário!