Novo iOS 6 – Download, novidades e decepções

Conheça o iOS 6.0, o novo sistema operacional da Apple para iPhone, iPad e iPod. Siri, Mapas em 3D e GPS, Passbook, novo Safari e mais!

A Worldwide Developer Conference (Conferência Mundial de Desenvolvedores), ou apenas WWDC, rolou hoje pela tarde. Vários blogs, sites e twitters fizeram a cobertura, e mesmo que você não seja ligado no mundo da maçã já deve estar sabendo de algumas “novidades” como os preços absurdos dos novos MacBooks Pro e o primeiro iPad de fora do iOS 6. Um resumão sobre todas as novidades da Apple você confere lá no Gizmodo. E você também pode assistir ao vídeo da apresentação clicando aqui.

ios 6

O meu post será mais pessoal do que informativo (talvez um misto dos dois). Sim, eu sou um consumidor da Apple (iFag assumido), mas estou longe do fanatismo ou de status – é pura questão de gosto, eu realmente vejo boa parte dos produtos da Apple como ótimas ferramentas de trabalho e para o dia-a-dia, principalmente iPhone e iPad. Então, não poderia deixar de falar do iOS 6.

» Siga-me no twitter, assine o feed ou a newsletter para ler mais novidades!

O que há de novo no iOS 6

Confira abaixo um resumo sobre as principais novidades sobre o iOS 6.0. Para maiores detalhes sobre o novo iOS, acesse o Blog do iPhone, que aos poucos está colocando no ar um post detalhado sobre cada novidade.

Mapas

mapas

Como apontavam rumores, o Google Maps não fará mais parte do aplicativo de mapas do iPhone. Mas isso não é ruim: O app irá fazer navegação curva-a-curva, ou seja, “teremos um GPS gratuito”! Fora isso, dentro das principais novidades, tal como o novo Google Maps, o Mapas permitirá ver mapas 3D e exibirá informações do tráfego em tempo real.

Certamente o Brasil estará de fora das principais funcionalidades, pra variar. Aguardemos.

Siri

siri

A Siri está cada vez mais interativa (vai rolar uma integração com o serviço de restaurantes Yelp, onde será possível até reservar lugares pelo serviço OpenTable; terá qualquer tipo de informação sobre futebol, hockey, baseball, futebol americano ou basquete; informações sobre cinema e até compra antecipada de ingressos; opção de abrir apps com a voz; opção de postar nas redes sociais e por aí vai), mas ainda não a teremos em língua portuguesa. A Siri também estará presente no Novo iPad (ou seja, não estará nos iPads de primeira e segunda gerações).

No começo, tal app era mais um bot para diálogos inusitados que um assistente em si. No iOS 6, a coisa será bem diferente e bem mais empolgante. Mesmo não estando em minha língua e com as funcionalidades limitadas para nós das terras tupiniquins, gosto muito deste app.

Integração com Facebook

facebook

Assim como o Twitter, agora o Facebook terá integração com outros aplicativos. Inclusive, o mesmo foi incluído na App Store, e agora é possível curtir apps.

A integração no iOS está bastante completa, sincronizando até mesmo a lista de contatos e o calendário.

Photo Stream

photo stream

Com o app Fotos será possível compartilhar imagens com seus amigos (que também tenham iOS 6 ou o MacOS X Mountain Lion, que sai no mês que vem por 19 dólares!).

Relógio e Alarme

relógio

O app Relógio aparece, finalmente, no iPad. De resto, no iOS 6 será possível configurar músicas como alarmes. É sempre bom acordar ouvindo um bom som.

Não perturbe

não perturbe

Agora você poderá determinar um horário no qual você não quer ser incomodado com os avisos da Central de Notificações, a não ser que alguma pessoa tente entrar em contato com você pela segunda vez seguida – há a opção para tal configuração.

Passbook

passbook

Este é um novo aplicativo nativo do iOS – através do Passbook será possível salvar cartões, tickets e ingressos, por exemplo, criando uma verdadeira carteira virtual. Chega de papel!

Além disso, em caso de mudança do portão do embarque do seu avião, por exemplo, ele é atualizado. Certamente um app do futuro.

Facetime na rede 3G

facetime 3g

Atualmente o Facetime é limitado a redes Wi-Fi, mas à partir do iOS 6 ele passará a se conectar à redes 3G – o que faz muito mais sentido e era bastante esperado.

Melhorias no telefone

telefone

Será possível responder a uma ligação com uma mensagem padrão, por exemplo, ou adicionar um lembrete para retornar a mesma mais tarde. A função “Não perturbe” também interage com o app, não ativando o mesmo caso você receba ligações (a não ser em emergências, o que será configurável).

Mail

vip mail

Finalmente poderemos ter uma assinatura para cada conta de email. Também será possível escolher contatos pelos quais você realmente queira receber notificações quando os mesmos te enviam um e-mail – é a funcionalidade VIP.

Safari

safari

Através de um ícone do iCloud será possível acessar abas que estão abertas em outros dispositivos, seja um Mac, iPad, iPhone ou iPod, por exemplo. O serviço Smart app banners avisará quando acessarmos um site ou serviço que tenha um aplicativo nativo – será possível instalá-lo no mesmo momento. O Safari também trará um modo de navegação offline e a função tela cheia, onde você navega sem as barras superiores e inferiores. O browser também será atualizado nos Macs.

Acho bacana essa integração com o iCloud e a possibilidade de navegar nas abas entre os dispositivos, mas… você usa o Safari no Mac? Eu só uso no iPhone e iPad porque sou obrigado. Espero que sua atualização seja relevante o bastante para ganhar essa chance.

O que há de ruim no iOS 6

cartaz ios 6

Bom, vamos aos fatos: O WWDC, no geral, não trouxe nenhuma grande evolução (ou revolução). É claro, o iOS 6 trará excelentes novidades, como os promissores Mapas e Passbook e o cada vez mais completo Siri, além de ótimos incrementos nos apps mais importantes. Eu só não consigo entender por que o primeiro iPad foi deixado de fora.

Não irei comparar o mesmo com o iPhone 3GS, que continua sendo vendido (e continua sendo fonte de exploração das operadoras no Bra$il) e dá conta do recado (até porque um tablet precisa oferecer mais que um smartphone), mas a meu ver o primeiro iPad ainda tem lenha para queimar, e descartá-lo com 2 anos de idade chega a ser uma falta de respeito com consumidores da Apple. Que o iOS 6 venha com uma atualização não tão robusta, com alguns apps e funcionalidades a menos para o mesmo. Por exemplo, o iPad 2 não terá o Siri – o que é compreensível levando em conta o hardware necessário, encontrado apenas no iPhone 4S em diante (pelo menos é o que dizem). Eu realmente acredito que o iPad poderia durar mais alguns anos, nem que seja para tarefas simples. Nem tudo precisa ser incrivelmente espetacular, Apple!

Também vale lembrar que nós, brasileiros (assim como boa parte do mundo), somos sempre esquecidos nos grandes lançamentos da maçã. Acredito que apps como Mapas, Passbook e Siri, que ao meu ver são os carros chefe de um smartphone poderoso, ainda vão demorar um bocado para atenderem às nossas necessidades. E ainda vamos precisar pagar um preço absurdo para não usar tudo o que o novo iOS tem a nos oferecer (estou pensando no novo iPhone e até mesmo no iPad de terceira geração, que apesar de ser um pouco mais barato ainda é bem caro por conta dos impostos).

Não sou um grande perito ou estudioso da Apple, estou falando exclusivamente como um usuário comum buscando por facilidades (afinal, um GPS, uma carteira virtual e um assistente de voz são excelentes utilidades para o dia-a-dia) do que um aficionado em tecnologia. Tanto que eu ainda vejo utilidade no primeiro iPad e não vou abandoná-lo tão cedo.

Lançamento e download do iOS 6

ios 6 aparelhos

Se você é desenvolvedor, já pode fazer o download do novo iOS em versão beta – o sistema já está disponível para desenvolvedores, assim os mesmos poderão testá-los para fazer ajustes necessários em seus aplicativos antes do lançamento oficial para o público, que deve acontecer em outubro (provavelmente quando sairá o novo iPhone). Ainda não há uma data oficial para o lançamento para o público.

É sempre bom avisar: NÃO BAIXE O beta do iOS 6 da internet. Ele bloqueia aparelhos que não são cadastrados como desenvolvedores. - via @blogdoiphone

Os aparelhos que poderão receber o upgrade são: iPhone 3GS, iPhone 4, iPhone 4S, iPad 2, Novo iPad e iPod Touch de quarta geração. Sim, como eu disse acima, o primeiro iPad ficou de fora. Com pouco mais de dois anos de vida, o primeiro iPad já está sendo descartado – ao contrário do iPhone 3GS, que continua firme e forte. Uma pena um produto tão novo e ainda tão útil ser desvalorizado assim, em pouco tempo.

E você, ficou empolgado com o novo iOS? Algo não te agradou? Ah, e se eu falei alguma bobagem, sinta-se em casa!