O que é Facebook Instant Articles?

Facebook Instant Articles: uma forma mais leve e muito mais rápida de divulgar (e ler) conteúdo na internet mobile.

Ler conteúdos na internet em dispositivos móveis pode ser demorado e até caro, ainda mais com os preços do 4G. Com o Facebook Instant Articles esses problemas estão com os dias contados.

Isso é, pelo menos se todo mundo começar a aderir logo. Saiba mais sobre o recurso abaixo!

» Siga-me no twitter e assine a newsletter para ler mais novidades!

O que é Instant Articles?

facebook instant articles

Instant Articles: Conteúdo instantâneo. Literalmente!

Lançado em 2015 em parceria com 9 grandes veículos de comunicação como The New York Times e BBC News, o Facebook Instant Articles vem ganhando cada vez mais “adeptos”.

Seu objetivo é bem simples: trazer o conteúdo dos sites para dentro do Facebook. Ou seja, quando você divulgar um link de um post do seu blog no Facebook, em vez de direcionar o usuário para o seu blog, o post abrirá instantaneamente dentro do Facebook, em uma interface leve, simples e rápida – isso, a princípio, apenas em smartphones, já que a prioridade é a internet mobile.

Além de ser uma forma que o Facebook encontrou de, cada vez mais, deixar seus usuários dentro de seu aplicativo (afinal, eles não vão precisar sair do Facebook para ver seu post), é uma grande melhoria em termos de navegação mobile, principalmente para quem utiliza 3G: muitos sites demoram demais para carregar, e o Instant Articles carrega o conteúdo num piscar de olhos.

Hoje a configuração do IA (sigla para Instant Articles) é relativamente simples, mas muita gente ainda enfrenta alguns problemas na hora da integração aos formatos do Facebook. A divulgação dos posts continua idêntica a de um site sem IA: basta colar o link do seu post em um status e pronto – se seu site estiver com todas as configurações corretas para o IA, seu post aparecerá com um ícone de um raio no canto superior direito da imagem, indicando que é um Instant Article.

Exemplos de Instant Articles

Atualmente estou testando o recurso em meu site! Já são algumas semanas de testes, mas aparentemente está tudo em ordem.

Utilize seu smartphone para acessar minha fan page pelo aplicativo do Facebook e procure por posts com o identificador do IA: http://facebook.com/fabiolobo.com.br

Vantagens do Instant Articles

Maior engajamento é a principal vantagem do IA (segundo dados do Facebook, conteúdo IA é 20% mais acessado que os outros conteúdos externos e 30% mais compartilhado, e a taxa de abandono é 70% menor). Além disso, é possível exibir anúncios (com ressalvas, claro), utilizar o Google Analytics ou outro sistema para estatísticas e, uma vez configurado, toda a publicação é feita automaticamente.

Além disso, você estará facilitando a vida do seu leitor, visitante ou cliente: seu conteúdo carregará mais rápido para ele. Lembrando que o mobile já ultrapassou o desktop em utilização de internet. Ou seja, muita gente vai ser favorecida com isso.

Desvantagens do Instant Articles

Por enquanto não há opção para desktop, apenas mobile. Não há muitas opções para personalização da página, não é possível utilizar o Google AdSense (há um sistema de anúncios do Facebook, mas ele ainda não tem opções de pagamento para quem mora no Brasil) e o sistema só carrega conteúdo: você não pode colocar outros recursos do seu site em um IA.

Em alguns casos, a implementação do Instant Articles pode ser bem complicada, e o suporte não é lá essas coisas (experiência própria!).

Como implementar Instant Articles em meu site?

Se você é desenvolvedor e quer se arriscar, acesse o site oficial do projeto.

Se você não é desenvolvedor e quer implementar o Instant Articles em seu site, fale comigo! :D