O que é Front-End e Back-End?

Quem mexe com código é programador? Saiba mais sobre as profissões denominadas Front-End e Back-End - conheça as diferenças.

Muita gente pensa que quem faz sites é programador. Isso pode ser uma inverdade em muitos sentidos, mas vamos focar no assunto: Quem mexe com código é programador?

A resposta é: Não!

» Siga-me no twitter, assine o feed ou a newsletter para ler mais novidades!

Desenvolvimento Web

codigo

(foto: SXC)

O termo “código” pode ser muito mais abrangente do que parece. Não há um só tipo de código, mas vamos focar nos específicos para web.

Toda essa parte de código pode ser dividida em duas partes de forma simples: Uma parte é o código que faz as coisas visuais terem forma em um site. Em um corpo humano, imagine que essa é a parte da carne, músculos e esqueleto. A outra parte é o código que faz as coisas funcionarem – no exemplo do corpo humano, imagine que essa parte são os órgãos. Só para completar o corpo humano, a pele, os pelos, a roupa e tudo mais é o design, mas vamos deixar essa parte de lado.

Quando falamos de “visual”, estamos falando da parte visível da coisa, por isso citei a carne e os músculos – que não são visíveis, mas dão forma ao design (a pele e tudo mais, lembra?). Quando falamos de programação, aí vêm as funcionalidades (órgãos, principalmente o cérebro, claro).

O ponto é: Não é preciso ser um programador para fazer um site, já que nem todo site conta com funcionalidades (como formulários de contato, ferramenta de notícias etc). Quando falamos de um site simples, apenas com textos e imagens de uma empresa, por exemplo, independente do número de páginas, um Web Designer pode fazer tranquilamente.

Essa foi a explicação mais “didática” da coisa. Agora vamos definir melhor o que faz cada um.

Leia: O que faz um Web Designer?

O que é Front-End?

Um profissional de Front-End trabalha com HTML, CSS e JavaScript, basicamente. HTML não é linguagem de programação, é linguagem de marcação; CSS é linguagem de estilo; e JavaScript (que é diferente de Java) é linguagem de script (nesse caso, o foco do front-end é em JQuery).

Tudo isso é utilizado para “dar vida” ao design feito pelo web designer, e o que vai fazer o site ter funcionalidades é a programação.

O que é Back-End?

Um profissional de Back-End sim é o “programador” de que todo mundo fala. O profissional trabalha com linguagens de programação como, por exemplo, PHP, ASP, Java (que é diferente de JavaScript) e Javascript também.

É claro que um programador não faz apenas formulários de contato, ele também faz sistemas mais complexos como intranets, gestores de conteúdo e o que mais for preciso, já que praticamente tudo é possível com programação.

Códigos, códigos, códigos…

tirinha vida de programador

Tirinha do site Vida de Programador (clique na imagem e veja outras!)

Eu gosto bastante de códigos, mas nunca me aventurei como programador – sou Designer e Front-End, trabalho com padrões web, semântica, SEO e economia (menos é mais!).

Bom, este post foi apenas uma explicação básica sobre os termos FrontEnd e BackEnd, que servirá tanto como complemento para outros posts do blog quanto para tirar essa dúvida de quem a tem, claro.

Dúvidas e comentários? Sintam-se à vontade.