O que é portfolio?

Não sabe o que é portfolio? Então tire suas dúvidas, confira exemplo e não perca mais tempo: Faça o seu portfolio agora!

Já fiz alguns posts sobre portfolio aqui no blog, mas observando os comentários desses posts percebo que algumas pessoas ainda têm dúvidas e literalmente não sabem o que é portfolio.

Tipos de Portfolio

o que é portfolio

O que é portfolio? (Créditos: Corbis)

Um portfolio é, basicamente, uma apresentação com seus trabalhos. Meu foco aqui sempre foi falar de portfolios profissionais, mas há outros tipos:

Portfolio profissional

Comento bastante sobre ele por aqui. É a lista de trabalhos de um profissional, como se fosse um “currículo na prática”: ao invés de você falar o que sabe fazer, você mostra! Por exemplo, portfolio de designer, portfolio de fotografia, portfolio artístico etc. Se você estiver querendo criar um portfolio pra você, confira 10 modelos de portfolio e inspire-se!

Portfolio empresarial

Semelhante ao portfolio profissional. A única diferença é que aqui o portfolio é da empresa em questão.

Portfolio acadêmico

Quando estudei na Escola Panamericana de Artes, em cada um dos três anos precisei entregar um portfolio no final. Nele, em ordem cronológica, eu apresentava os trabalhos feitos no decorrer do curso. Ou seja, era uma pasta com todos os meus trabalhos que seriam analisados pelo professor no final do curso.

Portfolio de aprendizagem

Semelhante ao citado acima. A diferença é que um portfolio de aprendizagem pode ser seu portfolio particular, onde você junta todos os seus estudos para conferir sua evolução, por exemplo.

Portfolios, portfolios, portfolios…

E por aí vai! Para cada necessidade há um portfolio. A intenção final pode ser diferente (você pode ter um portfolio pra mostrar pra empresas e conseguir um emprego ou pode ter um portfolio pra contar o que sua ONG faz, por exemplo), mas o conteúdo é sempre o mesmo: trabalhos!

Construção de um portfolio

Você pode saber mais lendo esse texto: Como fazer um portfolio.

Mas de forma resumida, se você vai fazer um portfolio profissional, faça uma capa, uma apresentação sua, selecione seus melhores trabalhos (e selecione poucos – não há uma quantidade certa ou errada, apenas tenha bom senso!) e cite créditos quando preciso (por exemplo, se alguém participou de algum trabalho com você, especifique!).

Portfolio precisa ser impresso ou online?

portfolio online ou impresso

Hora de mostrar seu trabalho! (Créditos: Corbis)

Depende. Eu sou web designer, então não faz sentido imprimir os sites que eu faço e montar um portfolio impresso. Agora, um pintor pode digitalizar seus trabalhos e fazer um portfolio online para divulgar suas pinturas.

Vai depender muito de suas necessidades e pretensões.

O que é portfolio?

Resposta rápida: É a apresentação dos seus trabalhos. Só!

Se ainda tiver dúvidas ou dicas e sugestões, fique à vontade para usar os comentários.