O que é Template?

Saiba o que é template e quais são seus benefícios. Tenha seu site, loja ou blog pronto de forma rápida e barata!

Hoje em dia, com a velocidade com que novas empresas surgem no mercado, é importante ter soluções rápidas e de baixo custo para aquelas empresas que precisam estar online o quanto antes mas não têm verba para um projeto exclusivo. Para isso, templates podem ser a solução ideal. Se você não sabe o que é Template, continue lendo!

» Siga-me no twitter e assine a newsletter para ler mais novidades!

O que é Template?

o que é template

O que é template?

Template, de forma bem resumida, é um site pronto.

Ou seja, um template traz toda a estrutura, diagramação e design do site, blog ou loja virtual. Alguns ainda trazem melhorias para funcionalidades de alguns itens do projeto, como sistema de comentários, carrinho de compras, ferramenta de notícias etc. Tudo pronto, bastando apenas duas coisas:

Contratação de domínio e hospedagem

O domínio é o endereço “www” do seu site, utilizado para as pessoas acessarem seu site. A hospedagem é o servidor onde seu site ficará hospedado, fazendo com que ele seja funcional.

Instalação e configuração do sistema e do template

Um template normalmente é feito para algum sistema, como o WordPress, que é um sistema de gerenciamento de conteúdo para sites, blogs e lojas virtuais – Através dele é possível criar e gerenciar páginas, posts/notícias, produtos etc.

Enquanto o template em si é apenas a “cara” do seu site, o sistema é o que faz seu site ter conteúdo e funcionalidades. Portanto, os dois trabalham juntos, e é preciso estar tudo bem instalado e configurado para funcionar bem!

Como instalar um Template

A maioria dos templates já vêm com instruções de instalação. Porém, algumas coisas podem ser bem complicadas, principalmente se você não entende muito da área.

Eu presto esse tipo de serviço (instalação, configuração e personalização de templates), além de outros serviços da área (por exemplo, criação de logo, banners, materiais impressos etc). Se você precisa de um template e/ou de outros serviços, peça um orçamento clicando aqui!

Pontos positivos e negativos ao se utilizar um template

Os pontos positivos são os que eu já citei: É uma solução barata e rápida para ter seu site no ar. Além disso, há uma variedade enorme de templates no mercado, até mesmo gratuitos. A maioria dos templates hoje são responsivos.

Os pontos negativos são um pouco preocupantes. Um template pode ser bem mais pesado que um projeto exclusivo, pois traz diversas opções e normalmente você só utilizará algumas delas – além disso, muitos templates são feitos com códigos aproveitados de outros templates, então o código pode ser bem bagunçado e cheio de remendas. Portanto, fazer alterações visuais e estruturais em um template pode ser bem trabalhoso, deixar o template ainda mais pesado e até mesmo prejudicar suas funções – é por isso que eu recomendo a escolha de um template com tudo o que você precisa, sem mais nem menos. Há várias opções, então não vale a pena pegar um template e criar um Frankenstein. Manter uma identidade visual com um template também é difícil, pois como eles são uma solução pronta, você teria que achar uma combinação de cores e elementos que, coincidentemente, tem a ver com a comunicação visual de sua empresa.

Também vejo templates como soluções provisórias. Pense em a médio prazo contratar uma agência ou profissional freelancer para fazer um site para você, criado e desenvolvido do zero, totalmente personalizado. Assim você terá um site profissional, com identidade visual de sua empresa e bem otimizado.

Templates para download

Aqui você poderá ver alguns catálogos com templates para download: Template para WordPress. Os preços dos templates são abaixo de 150 dólares, em média. Alguns são grátis.

Veja mais:

Quer ter seu site no ar e precisa de ajuda? Agora que você já sabe o que é template, escolha o seu e entre em contato!