O que é UX?

Saiba mais sobre UX (ou User eXperience – "Experiência do Usuário"), um conceito cada vez mais importante não só na internet, mas em qualquer projeto ou produto!

UX é um dos conceitos do design que resume esse meu post: Design não tem que ser bonito.

Sigla de User eXperience (ou Experiência do Usuário), o UX faz com que o design passe uma experiência “única” ao usuário – se você ler o texto acima, vai ver que minha defesa é que, por padrão, o design em si já nasce com um propósito – ou seja, não é só “estética”, “enfeite” etc. Mas isso não fica só no design, é claro.

» Siga-me no twitter e assine a newsletter para ler mais novidades!

Experiência do Usuário?

cola pritt

Experiência do usuário é mais importante e complexo do que você pode imaginar.

A experiência de um usuário em qualquer tipo de design – seja um site ou uma cola em bastão – é, de forma simplificada, o que o usuário “sente” quando utiliza o design. Vamos aos exemplos:

UX em um site

No caso de um site, se o usuário precisar realmente se esforçar pra encontrar o que ele quer, isso já é um ponto negativo e poderá fazer com que ele não retorne mais no site – ou ainda pior, feche a janela sem antes nem tentar. A internet é um meio rápido, e um usuário pode decidir se irá ficar ou não em seu site em até 3 segundos.

Steve Krug fez um livro inteiro ensinando como tratar bem o visitante/usuário do seu site: o livro “Não Me Faça Pensar” foca justamente em facilitar ao máximo a navegação de um site. Em resumo: seu site pode ter fundo branco, fonte Times New Roman e visual mais básico o possível – se for fácil de ser utilizado, será o suficiente para o visitante. Agora, seu site pode ter várias imagens, um topo com uma ilustração show de bola e várias informações – vai demorar pra carregar e vai ser difícil de navegar. Nesse caso, a experiência do usuário será péssima.

UX em um “produto físico”

No caso da cola em bastão, imagine como seria se, ao invés de você apenas girar a parte de baixo do frasco pra cola “subir”, você tivesse que puxá-la com a mão ou, sei lá, com uma colher? O design do frasco da cola em bastão é perfeito para o uso, pois é simples, intuitivo e higiênico.

Mais simples que girar a parte de baixo seria empurrá-la pra cima, certo? Mas e pra “guardar” a cola novamente? Você sujaria as mãos ou faria um estrago tentando empurrá-la com a tampa. Esse é um design bem pensado, e o próprio formato da cola em si é genial: é muito mais prático que a cola líquida, que até tem um desempenho melhor, mas costuma prejudicar o material e fazer sujeira.

UX = Design?

UX não é só “coisa de designer”. Veja abaixo um diagrama simplificado mostrando o que está por trás do UX:

diagrama ux simples

Agora, o diagrama completo:

diagrama ux completo

É preciso unir os interesses do negócio, o design e a tecnologia em si. É claro que na maioria das vezes sobra tudo pro designer – dependendo do porte do projeto, isso é normal, pois se for algo muito simples não tem por que reunir uma equipe inteira pra fazer o planejamento (vamos cair na real, não estamos em um mundo perfeito). Mas o ideal é que, ao receber o briefing, o designer trabalhe junto com o programador assim como o redator trabalha junto com o diretor de arte: é errado e improdutivo um profissional fazer sua parte e depois jogar pro outro fazer a parte dele.

Claro, você pode ser um “especialista em UX” e se virar bem. Mas se há uma equipe, faça bom proveito dela – quanto mais contribuição, melhor para o projeto. Principalmente se todos pensarem como um usuário – e melhor ainda quando o projeto pode ser testado por usuários comuns ainda na fase do protótipo, pois por mais que um profissional da área faça testes e tente pensar como usuário, ele sabe exatamente como tudo funciona e isso pode causar uma “miopia”. Quem diz que o UX está bom é o usuário e, é claro, os resultados!

O que é UX?

o que é ux

O que é UX?

Isso foi um resumão desse assunto que ~é pra vida toda~. Abaixo, recomendo mais alguns conteúdos sobre UX.

“Se você perguntar para 5 pessoas diferentes, você vai receber 5 respostas diferentes” – é assim que começa o vídeo abaixo (em inglês), que resume bem o que é UX, além de complementar algumas informações do meu texto.

No Medium há diversos artigos sobre o assunto: Design / UX. Veja aqui um infográfico interessante que fala sobre estatísticas, muito além do que comentei por aqui: 30 estatísticas de UX que você não deve ignorar.

Procure também pelo livro “Não Me Faça Pensar”, de Steve Krug. O livro é de 2000, se não me engano, mas ainda é atual – há uma versão atualizada que ainda não li, e certamente é ainda melhor. E, caso você ainda não tenha lido, tem também o post Design não tem que ser bonito.

Se tiver mais sugestões, sinta-se à vontade para deixar nos comentários!