Portfolio, portfólio, portifólio, portefólio ou porta-fólio?

Afinal de contas, como se escreve? Portfolio, portfólio, portifólio, portefólio ou porta-fólio?

Muita gente confunde, mas essa é fácil: Portfolio é a grafia correta! Bom, ao menos é a mais comum, a mais popular, visto que por ser em inglês é “universal”.

» Siga-me no twitter e assine a newsletter para ler mais novidades!

criar site na FicaOn

Primeiro, vamos às origens. Segundo o New Oxford American Dictionary, a palavra surgiu no início do século 18. Do italiano “portafogli“, sendo porta (também latim) = “portare” (“trazer”) + fogli (do latim folium) = foglio (“folha de papel”).

Saiba mais: O que é portfolio

Porém, portfólio (com t mudo e com acento) não está errado também – é o que diz dicionários como Houaiss e Aurélio, que citam porta-fólio como a grafia correta aqui no Brasil (a tradução literal a partir do latim é essa, mas hoje em dia quase ninguém usa esse termo). Portefólio, se não me engano, é correto no português de Portugal. Por fim, portifólio é apenas errado, mesmo.

E você, tem um portfolio? (Imagem:  Davide Bignotti)

E você, tem um portfolio? (Imagem: Davide Bignotti)

Ou seja, das cinco opções, temos uma aparentemente ~estrangeira~ (portefólio), uma errada (portifólio) e três corretas, sendo uma maneira mais “arcaica” (porta-fólio), uma ~abrasileirada~ (portfólio) e a mais usada (portfolio). Ufa!

O que é portfolio?

Além do link acima, você pode conferir o vídeo abaixo e se inspirar!

Veja também: Dicas para seu portfolio