Quero ser designer, qual programa devo usar?

"Quero ser designer. Devo aprender Photoshop, Illustrator e InDesign?" – Pra ser designer, a primeira dica é: esqueça as ferramentas.

Falando em “quero ser designer“, gostaria de começar o post com um CAUSO que um amigo me contou esses dias:

Um amigo me ligou hoje porque tinha pego um trampo de professor de Photoshop. Queria saber se eu tinha tempo de ensinar PS pra ele porque a primeira aula é na sexta. Detalhe: ele queria que eu ensinasse por telefone.

“Professores” assim não são novidade hoje em dia, infelizmente. “Designers” assim também não. Isso porque a pergunta não é “qual programa devo usar?”, porque saber mexer em um programa de design não te define como Designer.

» Siga-me no twitter e assine a newsletter para ler mais novidades!

Ferramentas para designers

quero ser designer

Quero ser designer… e agora? (foto: Corbis)

Recentemente uma leitora me enviou um email que serviu de inspiração para esse post. Ela queria saber justamente quais programas ela devia aprender para ser Web Designer.

Em relação aos programas, esse é um erro comum de quem está iniciando: em qualquer profissão você não deve buscar aprender primeiro as ferramentas, mas sim como exercer tal profissão. Se você quer ser WebDesigner, primeiro você precisa aprender o que é Web Design. Afinal, se você aprende a utilizar as ferramentas, para que você vai utilizá-las se não sabe o que é HTML, CSS ou até mesmo quais são os princípios básicos e conceituais para se criar um design para web? Um músico precisa aprender as notas antes de escolher com qual guitarra ele quer tocar em um show com sua banda, pois é sabendo o que é cada nota, acorde (etc), ritmo (etc etc etc) que aí sim ele vai ter um propósito, que é fazer a música. E ele pode fazer música sem ter uma guitarra. Da mesma forma que um designer pode fazer um layout sem saber usar o Photoshop.

Recuse cursos que prometem ensinar ferramenta X ou Y e procure por cursos que ensinem conceitos, linguagens e tudo mais. É o que eu disse sobre a música: Não é a guitarra que faz a música, é o guitarrista. Você pode abrir seu Photoshop agora e desenhar um logo para alguma empresa em 3 minutos vendo tutoriais na internet, se quiser. Mas por que usar as cores que você usou? E o que são essas formas? Qual mensagem esse logo quer passar? Se ele for impresso em um outdoor ou no rodapé de uma página a legibilidade será a mesma? E quanto ao manual da marca? Você criou ou respeitou uma identidade visual?

Leia também: Como fazer um logo

Pra exemplificar ainda mais que a ferramenta é praticamente irrelevante: sabe quais ferramentas eu utilizei no primeiro ano do curso de Design de Publicidade que fiz na Escola Panamericana de Artes? Lápis, canetinha, guache, nanquim e vários livros. Não tocamos em um computador durante o ano inteiro.

Quero ser designer

ferramenta para designer

Imagem clichê, mas… é essa a ferramenta que você precisa. (foto: Corbis)

Desculpe se te desapontei por não indicar ferramentas para designers nesse post. A minha intenção é justamente mostrar para os iniciantes que a ferramenta é o de menos. É tão de menos que há 20 anos os profissionais faziam a mesma coisa que a gente faz hoje com ferramentas bem diferentes e praticamente zero tecnologia.

Mas agora, se você realmente está interessado em uma ferramenta para ser designer, posso ser mais incisivo: o cérebro é a ferramenta ideal para ser designer. Preencha-o de conhecimento, referências, repertório e lógica (um pouquinho, vai). Entenda o que é design que, aí sim, você irá perceber que não é porque você entende todos os comandos do Illustrator que você é ilustrador ou pode fazer logos profissionalmente. Não é porque você sabe tudo sobre InDesign que você é um diagramador profissional.

Se fosse fácil assim não existiriam clientes pra gente, né?