Sua empresa precisa de um site profissional

Por que ter um site profissional para minha empresa? Veja os motivos pelos quais seu negócio precisa estar online e crie um site!

Apesar de a internet provar cada vez mais ser um excelente meio para negócios, muita gente ainda tem dúvidas quanto ao seu potencial e descarta o investimento em um site profissional.

Bom, o fato é que todo mundo precisa de prestação de serviços, produtos, informações… É para isso que empresas e profissionais existem. Porém, como encontrá-los?

binóculos

Encontrar uma empresa ou um profissional pode ser muito fácil se ambos estiverem na internet. (foto: SXC)

A internet não é como um flyer ou cartão de visitas, que na maioria das vezes são feitos aos montes por um preço baixo (ou sem preço algum quando há algum parente, amigo ou funcionário que possa fazer o trabalho) e mesmo sem qualidade consegue passar uma mensagem de forma eficiente quando distribuído da forma certa. A internet não é só um meio de divulgação, e suas possibilidades são infinitas.

Separei alguns exemplos nos quais levei mais em consideração meu perfil de consumidor do que de Web Designer. Afinal, o cliente sempre tem razão, não é mesmo?

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Digital > Impresso

Não importa a forma (flyers, anúncios em revistas e jornais, outdoors etc), quando você faz uma divulgação impressa a mesma irá atingir um número limitado de pessoas por um número limitado de tempo. Quando você tem um site profissional, sua empresa está a um clique de qualquer pessoa no mundo inteiro, todos os dias, em qualquer horário.

8 vantagens de um site profissional

  1. Sua empresa tem uma exposição 24h por dia, por quanto tempo você quiser;
  2. Além de divulgar seus produtos e serviços, você pode interagir com seus clientes, tirando dúvidas, oferecendo mais opções etc;
  3. A comunicação é otimizada – as chances de seu cliente te ligar e se deparar com o telefone ocupado são consideráveis, então e-mails e mensagens em chats ou mídias sociais são bem vindos;
  4. Quando você interage com seus clientes, você entende melhor quais são suas necessidades e pode pensar em ações e promoções que irão aumentar seu faturamento e fidelizar ainda mais seu consumidor;
  5. Você pode montar uma loja virtual, aumentando o alcance de suas vendas: ao invés de “vá até tal endereço”, um “clique para comprar e receba seu produto em casa”;
  6. Suas informações podem ser atualizadas em tempo real, e seus clientes podem ser avisados sobre isso na mesma hora (já pensou imprimir centenas de flyers com a informação errada?);
  7. Sua empresa estará muito mais em evidência, pois seus clientes poderão compartilhar seu site com quantos amigos quiser, a qualquer momento, com a facilidade de um clique;
  8. Em relação aos meios offline (impressos, TV, rádio etc), a internet é mais barata, cresce cada vez mais e também é mais eficiente justamente porque tudo fica muito mais fácil online.

infográfico internet

Confira: Quanto custa um site?

Presença online

A cada dia que passa, uma verdade – exagerada porém cada vez mais verdadeira – vem à tona: a empresa que não tem um site profissional não existe. Isso porque é possível encontrar tudo online. Eu mesmo, como consumidor, faço boa parte das minhas compras online e sempre busco por algum serviço ou produto na internet.

Mesmo que sua empresa não tenha como meta vender produtos online, um site profissional só tem a ajudar. Por exemplo, recentemente precisei comprar tinta para uma reforma. Procurei na internet por uma loja perto de casa e, ao encontrar, consegui chegar até a mesma andando. Mais tarde, descobri que havia outra ainda mais perto da minha casa, mas essa não tinha site ou informações no Google Maps, por isso não a encontrei antes.

Voltando às lojas online, depois que a Netshoes nasceu, eu nunca mais fui até uma loja de calçados – sempre que precisei comprar, escolhi o modelo pela internet e recebi o mesmo em casa. Sim, as pessoas compram roupas & afins online – segundo esta matéria da Veja, publicada no ano passado, a Netshoes havia ultrapassado as principais lojas online e se transformado no maior e-commerce do país.

site profissional netshoes

Site profissional da Netshoes: Logo no topo, tudo o que o usuário precisa para navegar no e-commerce.

Mas presença online não é só ter seus produtos na internet, muito menos ter um site para sua empresa. É, literalmente, estar presente, fazendo um atendimento personalizado, gerando interação. Você não vai conhecer seus clientes através de planilhas e gráficos, e sim conversando com os mesmos – afinal, dia-pós-dia, os consumidores querem mais atenção, e a empresa que interage fica em evidência.

As mídias sociais são os principais meios para esse tipo de informação, mas no seu próprio site profissional é possível fazer com que seus clientes sintam-se importantes com o básico de interação que sua empresa pode oferecer para facilitar a vida do seu consumidor.

Um site profissional também é um canal de relacionamento

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Confira: Um site simples é barato?

Acima de tudo, um site profissional facilita

Sim, um site profissional facilita. Facilita que sua empresa seja encontrada, facilita a comunicação do seu cliente com você, e facilitará cada vez mais o seu próprio trabalho, empresário.

Não chega a ser um exagero afirmar que o mundo inteiro está usando a internet. Seja no celular, seja em casa, seja no trabalho, a internet faz parte da vida de muitos. Investir com qualidade na internet não é só mais uma opção – sim, com qualidade, porque as empresas que fazem um site qualquer só para dizer “temos um site” mal aparecem em resultados nas buscas, e o consumidor leva muito em consideração a qualidade do que ele está acessando.

Antigamente, eu ficava sabendo de um dentista quando passava um avião jogando panfletos com informações sobre ele (mas como toda criança, eu só me importava em fazer aviõezinhos com esses papéis). Tinha conhecimento de promoções através de panfletos entregues em casa ou em anúncios no jornal. Conhecia prestadores de serviço e distribuidores quando eles batiam na porta das empresas em que eu trabalhei.

Hoje em dia tudo o que eu preciso está a um clique.